Major Wesley e os integrantes da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança / Divulgação
A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança tomou posse para o biênio 2013/2014, em audiência pública realizada no auditório da Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a participação da comunidade mirandense e de autoridades locais.
Estiveram presentes o coronel Carlos de Santana Carneiro - coordenador estadual de Polícia Comunitária; o tenente-coronel Renato Tolentino Alves - comandante do 7º BPM; e o major Wesley Freire de Araújo - comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Miranda, subunidade do 7º BPM de Aquidauana.
A nova diretoria é formada pelo presidente - Juliano Figueiredo de Campos; vice-presidente - Élzio Neves Barboza; primeira-secretária - Maria Aparecida Carvalho de Souza; e segundo-secretário - Samuel Medina da Silva.
Sobre os Conselhos Comunitários de Segurança
Os CCS (Conselhos Comunitários de Segurança) são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por intermédio do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária. As reuniões ordinárias de cada Conselho são bimestrais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
A Sejusp tem como representantes, em cada CCS, o comandante da Polícia Militar, o delegado de polícia e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da área. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CCS´s representam, hoje, uma ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Estado.
Durante a posse da nova diretoria, o major Wesley, comandante da 2ª Cia PM de Miranda, destacou a importância de a comunidade participar do Conselho, para que, assim, os resultados possam ser melhores e proporcionem aumento da qualidade de vida para os mirandenses, principalmente com relação à segurança pública.