X
Eventos

Encontro com a Música Clássica acontece no Centro Cultural

De hoje dia 1 a 5 de dezembro, a partir das 20h30, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura (FCMS) realiza o "Encontro com a Música Clássica - 2009", com a participação de músicos nacionais e internacionais de renome. Com entrada gratuita, o evento promove cinco dias voltados para a música clássica, com apresentações no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.


O pianista Antonio Vaz Antonio, trompetista Naílson Simões e o violista Jairo Chaves, abrem a programação na terça-feira (1º) e apresentam-se junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. No repertório constam o Concerto Nº 20 em Ré Menor para piano e orquestra de W.A. Mozart, Concerto em Mi Bemol para Trompete e Orquestra de J.N. Hummel, e a Gran Sonata para Viola e Orquestra de N. Paganini. Os concertos serão dirigidos pelo Maestro Eduardo Martinelli. Os músicos e a orquestra apresentam-se também na quinta-feira (3) e sábado (5).


Antonio Vaz Lemes foi indicado ao Prêmio Grammy Latino (2006) apresenta-se com freqüência no Brasil e Europa, é vencedor de inúmeros concursos para piano. Atua também na área da música popular, trabalhando com Edson Cordeiro, Ney Mato Grosso e Marília Pêra. Jairo Chaves já integrou a aclamada Orquestra Filarmônica de Berlim, trabalhando com os maestros Sir Simon Rattle, Bernard Haitink, Daniel Barenboim, Pierre Boulez, além de acompanhar solistas como Frank Peter Zimmermann, Emanuel Ax, Gidon Kremer, Yuri Bashmet, Mitsuko Uchida, Cecilia Bartoli.


O trompetista Naílson Simões é um dos grandes nomes de seu instrumento. Foi convidado a apresentar-se a e dar aulas nos principais festivais de música do país, entre eles Campos do Jordão-SP, Brasília-DF, Londrina-PR, Fortaleza-CE, Friburgo, Campos e Mendes -RJ. Lançou em 2001, pela Academia Brasileira de Música, o primeiro CD para trompete solo e piano do Brasil.De 1999 a 2001 integrou o quadro de diretores da International Trumpet Guild -I.T.G. Concluiu ainda, mestrado em Boston/MA e doutorado em Washington/DC, nos Estados Unidos.


Na quarta-feira (2), Mato Grosso do Sul será representado pelos artistas, Denis Lopes-Tenor, Viviane Carvalho-soprano, que acompanhados pelo pianista Nillo Cunha interpretarão solos e duetos de óperas. Na quinta-feira (3), acontece a apresentação do Duo Pianístico da Universidade Fedesral de Mato Grosso do Sul (UFMS), formado pelos professores Evandro Higa e Marcus Medeiros.


Na sexta-feira (4), o público poderá conferir de perto o trabalho de um dos mais conceituados grupos da atualidade: o quarteto de violões Quaternaglia. Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional a partir de 1998, após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba), e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos. Recentemente o grupo realizou turnês de lançamento do DVD Quaternaglia no Brasil e nos Estados Unidos.


No encerramento do festival, no sábado (5), a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande interpreta uma série de peças que integram uma nova produção musical, de músicos que moram e atuam no em Mato Grosso do Sul: " 3 Canções sobre Poemas de Manoel Bandeira" para Soprano e Orquestra, de Marcelo Fernandes com participação da soprano Malu Mestrinho, professora da UFMS e mestre em Canto pela UNB"; "Expressão Primeira Pantaneira", de André Luiz de Oliveira" e "Parquinho", de Marcos Assunção, guitarrista premiado recentemente pelo Projeto Pixinguinha que teve sua música adaptada para viola caipira e orquestra por Eduardo Martinelli.


O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1792. / Assessoria de Imprensa FCMS

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Governo propõe indicadores de produção para remuneração de agentes de saúde

Estado tem hoje quase 8 mil agentes

Saúde

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Distrito Federal avalia ampliar público-alvo para não perder doses

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo