28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Encontro de Leitura traz abrangede Letras e Artes

26 OUT 2007 - 15h41min
ms notícias

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Leitura: das Letras e das Artes, que acontece de 06 a 09 de novembro em Dourados (MS). Realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pelo Instituto para o Desenvolvimento da Arte e Cultura (IDAC), com parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, entre outros parceiros e patrocinadores, o evento abrange conferências, mesas-redondas, palestras, oficinas, feira de livros, de arte e artesanato, espetáculos de música, teatro, dança e cinema, além de lançamentos de livros.


Um dos principais objetivos do encontro é difundir temáticas relacionadas à leitura, à literatura, à arte, à cultura, envolvendo educadores, artistas e pessoas da comunidade, tendo em vista o fortalecimento de ações que estimulem a prática da leitura, a cidadania e a democratização cultural. Segundo Emmanuel Marinho, poeta, coordenador de Cultura da UFGD e o coordenador do evento, a proposta é criar um ambiente propício para a geração de idéias e práticas culturais, possibilitando o seu acesso à comunidade, e também buscar alternativas que minimizem as carências verificadas na realização de ações que estimulem a prática da leitura e o conseqüente desenvolvimento humano.


Alguns dos destaques da programação são as oficinas, os cursos e as atividades paralelas. Serão quinze oficinas, de 06 a 08 de novembro, das 13h às 17h, que tratam desde a arte da convivência a partir dos contadores de histórias, a formação do leitor e as bibliotecas até a importância do desenvolvimento da linguagem corporal no ensino e aprendizagem ou a re-educação da voz através do canto. São abordagens qualificadas com pesquisadores, mestres, doutores e técnicos sobre assuntos os mais diversificados, como o teatro, a leitura, a contação de histórias, o corpo, a poesia, o canto, as bibliotecas, o jornal, fantoches e jogos.


Já os cursos vão de 05 a 09 de novembro. O cineasta e crítico cinematográfico Alejandro Ferrari, de Montevidéu (Uruguai), vai ministrar "Como se faz um documentário?", apresentando ferramentas básicas para se desenvolver a técnica do cinema documentário (roteiro, pesquisa, produção, direção e montagem), culminando com uma obra coletiva. Simultaneamente, o curso "Arte Mural" pretende organizar a construção coletiva de um mural na UFGD, depois de discutir como a arte mural interpreta, em uma síntese de imagens, os elementos mais característicos de uma região, valorizando a cultura local para fazer com que sua gente se veja refletida nela. O ministrante, Miguel Hachen, de Buenos Aires (Argentina), é artista plástico membro da Asociación Estímulo de Bellas Artes e Nueva Escuela de Artes Visuales, além de Fundador da Oficina de Artes da COART. As vagas são limitadas.


As inscrições podem ser realizadas na UFGD em horário comercial, na Rua João Rosa Góes, 1761. Vila Progresso. Dourados - MS, com custo de R$ 20,00 a R$ 30,00. Para quem não mora em Dourados, deverá preencher e imprimir a ficha de inscrição, disponível no site www.ufgd.edu.br/encontrodeleitura e realizar depósito em conta bancária para Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura - IDAC (Banco do Brasil, Agência: 0391-3, Conta Corrente: 57.183-0). Após o preenchimento da ficha de inscrição e a realização do depósito, enviar comprovantes para o fax (67) 3411-3637.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso é encontrado debilitado e desnutrido em casa em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 18 anos participa de competição nacional de melhor barbeiro

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Geral

Após 55 dias internado por conta da Covid-19, seu Oto recebe alta e se recupera junto da família

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/ 1602
Restaurantes

Pizza 10

Rua Deodoro Rondon, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1010/2911
Ver Mais
Fale com a redação