Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Leitura: das Letras e das Artes, que acontece de 06 a 09 de novembro em Dourados (MS). Realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pelo Instituto para o Desenvolvimento da Arte e Cultura (IDAC), com parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, entre outros parceiros e patrocinadores, o evento abrange conferências, mesas-redondas, palestras, oficinas, feira de livros, de arte e artesanato, espetáculos de música, teatro, dança e cinema, além de lançamentos de livros.
Um dos principais objetivos do encontro é difundir temáticas relacionadas à leitura, à literatura, à arte, à cultura, envolvendo educadores, artistas e pessoas da comunidade, tendo em vista o fortalecimento de ações que estimulem a prática da leitura, a cidadania e a democratização cultural. Segundo Emmanuel Marinho, poeta, coordenador de Cultura da UFGD e o coordenador do evento, a proposta é criar um ambiente propício para a geração de idéias e práticas culturais, possibilitando o seu acesso à comunidade, e também buscar alternativas que minimizem as carências verificadas na realização de ações que estimulem a prática da leitura e o conseqüente desenvolvimento humano.
Alguns dos destaques da programação são as oficinas, os cursos e as atividades paralelas. Serão quinze oficinas, de 06 a 08 de novembro, das 13h às 17h, que tratam desde a arte da convivência a partir dos contadores de histórias, a formação do leitor e as bibliotecas até a importância do desenvolvimento da linguagem corporal no ensino e aprendizagem ou a re-educação da voz através do canto. São abordagens qualificadas com pesquisadores, mestres, doutores e técnicos sobre assuntos os mais diversificados, como o teatro, a leitura, a contação de histórias, o corpo, a poesia, o canto, as bibliotecas, o jornal, fantoches e jogos.
Já os cursos vão de 05 a 09 de novembro. O cineasta e crítico cinematográfico Alejandro Ferrari, de Montevidéu (Uruguai), vai ministrar "Como se faz um documentário?", apresentando ferramentas básicas para se desenvolver a técnica do cinema documentário (roteiro, pesquisa, produção, direção e montagem), culminando com uma obra coletiva. Simultaneamente, o curso "Arte Mural" pretende organizar a construção coletiva de um mural na UFGD, depois de discutir como a arte mural interpreta, em uma síntese de imagens, os elementos mais característicos de uma região, valorizando a cultura local para fazer com que sua gente se veja refletida nela. O ministrante, Miguel Hachen, de Buenos Aires (Argentina), é artista plástico membro da Asociación Estímulo de Bellas Artes e Nueva Escuela de Artes Visuales, além de Fundador da Oficina de Artes da COART. As vagas são limitadas.
As inscrições podem ser realizadas na UFGD em horário comercial, na Rua João Rosa Góes, 1761. Vila Progresso. Dourados - MS, com custo de R$ 20,00 a R$ 30,00. Para quem não mora em Dourados, deverá preencher e imprimir a ficha de inscrição, disponível no site www.ufgd.edu.br/encontrodeleitura e realizar depósito em conta bancária para Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura - IDAC (Banco do Brasil, Agência: 0391-3, Conta Corrente: 57.183-0). Após o preenchimento da ficha de inscrição e a realização do depósito, enviar comprovantes para o fax (67) 3411-3637.
Educação
A inscrição é gratuita e pode ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Polícia
Equipe descobriu um fundo falso na carroceria da van
Voltar ao topo