Na quarta-feira (dia 19), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura a Exposição "Artesanato da Região Norte" na Casa do Artesão de Campo Grande, às 15 horas. Serão expostas obras de tradicionais e premiados grupos de Costa Rica, Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, que compreendem artesanato em couro de peixe, em argila, cerâmica e tear. Do Núcleo de Artesanato de Coxim, vai expor a Associação Arpeixe, formada por mulheres pescadoras ou por esposas, filhas e irmãs de mestres pescadores.
Elas transformam a pele de peixe em acessórios femininos cheios de estilo, onde se notam traços da história e da cultura local. A Associação Arpeixe teve origem no Projeto Talentos do Brasil, parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sebrae e Petrobrás, e já ganhou o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, uma grande distinção nacional. De Costa Rica, participa o Projeto Rica Trama, que se vale do tear e do pontuado com algodão, que é uma das matérias-primas principais de Costa Rica, considerada a capital do algodão do Estado.
O Projeto Rica Trama foi implantado em 2004, desenvolvendo trabalhos de produção de fios de algodão que são tingidos com corantes à base de cascas, raízes, folhas e frutos de árvores nativas do cerrado. Esses fios são tramados no tear até a finalização das peças. A origem do Rica Trama é uma parceria do Sebrae com o município, que começou a aperfeiçoar um trabalho de mulheres do Bairro Vale do Amanhecer e arredores, que já se reuniam sob a coordenação de irmãs franciscanas para confeccionar trabalhos manuais.
Já o Núcleo de Artesanato de Rio Verde - Riverarte foi formado no início de 2003, depois da realização de um curso do Sebrae chamado Mercado Solidário. Inicialmente composto por quatro participantes, hoje o núcleo conta com oito artesãos, dedicados principalmente à cerâmica utilitária, com algumas peças decorativas. Eles já participaram de concursos com outros estados do Brasil, ganhando também o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
De São Gabriel do Oeste, expõe o Núcleo de Artesanato em Argila, constituído prioritariamente pelos artesãos locais. Com apoio da Prefeitura Municipal, o núcleo quer criar oportunidade de venda, inserção social e geração de renda a partir de argila de ótima qualidade para se trabalhar artesanalmente, matéria-prima abundante no município.
O núcleo conta com uma artesã credenciada pelo Senai, um jovem artesão capacitado e uma artesã aprendiz, mas quer mobilizar novos artesãos locais de acordo com as necessidades de crescimento da produção local. A exposição vai até 17 de outubro.
Mais informações na Gerência de Artesanato da FCMS, no 3316-9333 ou na Casa do Artesão, localizada na Avenida Calógeras, 2050, Centro. Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Casa do Artesão fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: 3383-2633 e 3316-9107.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo