Flores e sementes compõem uma exposição de obras de arte contemporânea no espaço cultural do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, de 18 a 28 de setembro de 2007. A mostra "Estação Primavera" é composta por telas de Rosih, dos arranjos florais e fontes de água do Adriano Lopes e as produções em sementes e cipós de Alice Portela. Rosi Hawerroth faz pinturas em óleo sobre tela, em tecidos, porcelanizados e em cerâmicas.
Formada em artes plásticas pela Universidade Federal da Paraíba, Rosih, como assina em suas telas, nasceu em José Afonso, no Paraná e produz desde 1996. Iniciou a pintura ao ingressar em um curso na prefeitura da Paraíba onde morou por alguns anos até estabelecer-se em Coxim e montar um Atelier de Artes para ensinar suas técnicas e, atualmente, organiza diversas exposições nas quais reúne as suas produções e as de alunos.
Dedicada à pintura de paisagens, floral e corpo humano, Rosih se declara "adepta do estilo clássico de pintura apesar de que, em meu ateliê, tenho ensinado os mais variados estilos, pois o aluno é quem vai decidir qual linha seguir." Para compor a Mostra Estação Primavera, as telas de Rosih são acompanhadas pelo artesanato de Adriano Lopes e Alice Portela que retornam ao espaço cultural com novos trabalhos. Adriano Lopes é artesão de arranjos e fontes de água personalizados feitos de flores, gel, sal grosso, parafina e velas.
Paranaense de Assis Chateaubriand, há sete anos deixou o comércio para se dedicar integralmente às suas criações diferenciadas pelo aspecto natural das pétalas, da composição de fontes que jorram água por canos de bambus, que escorrem entre pedras e folhagens, e das suas produções em topiaria que reproduzem árvores e anjos, exalando cheiros de canela e outros aromas. Alice Portela faz arranjos florais e biojóias com sementes, cipós, pequenos galhos que são colhidos em Campo Grande e Rondônia.
São produções artesanais onde se vê a fruta inteiriça natural que a artista plástica faz questão de explicar serem objetos com o mínimo de beneficiamento, apenas para conservação do produto. São as sementes de açaí, babaçu, bocaiúva, combaru, pindó (coquinhos), jatobá que compõem arranjos, colares, pulseiras, brincos e cortinas de sementes de buriti. Sul-mato-grossense de Corumbá, Alice traz características das composições artesanais de Porto Velho, local que morou e assimilou trejeitos no falar e no manuseio de uma fauna que pode ser bem aproveitada, sem qualquer agressão humana.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3318-2187 ou diretamente com os artistas plásticos Rosih (67) 9919 - 3419/3291-5450, Adriano Lopes 9202-0712/3384-3822, e Alice Portela 8415-6296/3362-5178. A exposição é aberta ao público de segundas-feiras às sextas-feiras, das 8 às 18 horas, na Rua Pres.Manuel Ferraz de Campos Salles, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS, www.mp.ms.gov.br.
Economia
Na comparação com o mesmo mês de 2023, houve expansão de 1,7%
Serviços
Iniciativa permitirá acesso rápido e fácil aos serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência no serviço de buscas do Google
Voltar ao topo