A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), através de seu Núcleo de Artes Plásticas, inaugura na terça-feira (dia 25) a exposição Espelho das Artes, que terá lugar às 19h30, simultaneamente, no Território Ocupado na galeria do Memorial da Cultura e da Cidadania e na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.
Vão estar expostas obras de nove pólos regionais do interior (Aquidauana, Bonito, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste), contando com um total de 43 artistas. "A exposição é resultado de um esmerado trabalho de mapeamento e seleção da produção artística sul-mato-grossense no interior do Estado, procurando integrar e divulgar seus representantes nas mais diversas regiões", comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
As visitas ao interior envolveram um total de 200 artistas. Segundo Galvão Pretto, coordenador do projeto Espelho das Artes Plásticas e do Núcleo de Artes Visuais da Difusão Cultural de FCMS, as nove inaugurações no interior mobilizaram também um número grande de visitantes, cerca de 2000 em cada pólo.
"Há de se perceber, também, que esta exposição coletiva que compõe o Painel "Espelho das Artes Plásticas", marca da comemoração dos 30 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul, dá visibilidade à perseverança, ao desejo, ao pensamento e à prática artística atual, refletindo como num "espelho" as imagens figurativas em grande quantidade; as abstratas, já em menor número; as paisagens que levam para o espaço romântico; o registro da flora e fauna do Estado, as principais características regionais descritas como forma de livre expressão e, por fim, a tímida presença da escultura na participação desta coletiva no Estado.
Tudo isso indica a necessidade de se promover e apoiar com mais constância ações relacionadas às referidas atividades", comentou Galvão Pretto, coordenador do projeto Espelho das Artes Plásticas e do Núcleo de Artes Visuais da Difusão Cultural da FCMS. Confira os artistas selecionados. Do pólo de Aquidauana: Carlos Cabral, Cláudio Néris Baes, Luca (Anastácio), Neli e Paulo Vicente. De Bonito: Éladio, Gilson, Ilza Leão, Jair Reis e Suelen Becker.
Divulgação
De Corumbá: Daltro, Deiny Rejala, Jamil Canavarros, Lídio Sampaio e Vera Jane. Do pólo de Dourados: Ariovaldo de Paula Ortiz, José Teodoro Filho (Itaporã), Marcely Pereira Mendes e Terezinha de Lara Yamashita. Do pólo de Naviraí: Auri Borssato, Bete Carminati, I. Siebel, Irineu e Maim Weimar (Itaquiraí). De Nova Andradina: Ana Garcia, Luiz Carlos Simões, Marisse Andrade e Marlene Marcussi. Do pólo de Ponta Porá: Caroline Vitrac, Gisela Van Gisel, Hilda Henschel, Jeudson de Araújo e Julio Cezar Álvares (Paraguai).
Do pólo de São Gabriel do Oeste: Cleci Pessatto (Keiti), Denílson Oliveira (Camapuã), Iara Furtado, Rosi Piccoli (Rio Verde) e Sandra M. Do pólo de Três Lagoas: Avany Garcia, Agilson Franklim (Aparecida Taboado), Célia Uehara, Mackiara Queiroz e Vanessa Dip. A exposição vai até 23 de novembro. Nela, haverá uma urna para voto popular. Mais informações no Núcleo de Artes Visuais, pelo telefone 3316-9170.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo