27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Eventos

FCMS e IHGMS doam kit's das obras de Hélio Serejo

27 JAN 2009 - 14h44min
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (30), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e o Instituto Histórico e Geográfico/MS (IHGMS) doam 40 kit's das Obras completas de Hélio Serejo, a instituições culturais e educacionais de Mato Grosso do Sul. O evento acontece às 9h30, na Biblioteca Pública Isaías Paim. Serão beneficiadas fundações, universidades, centros de pesquisa além de bibliotecas públicas de Campo Grande, Iguatemi, Bandeirantes, Dourados, Naviraí, Coxim, Glória de Dourados, Jateí, Camapuã, Rio Negro, Ribas do Rio Pardo, entre outros municípios.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

Idealizador do projeto, o Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS) realizou a edição das obras completas com recursos do Governo do Estado por meio do Fundo de Investimentos Culturais do Estado (FIC/FCMS), lançando a coleção em nove volumes, num total de 2.800 páginas, incluindo todos os livros publicados pelo autor.


Nascido em Nioaque, na Fazenda São João, em 1912, e falecido em 2007, Hélio Serejo é considerado um dos mais importantes escritores regionalistas sul-mato-grossenses. Autor de extensa obra, tem cerca de 60 livros publicados. Destacou-se na descrição de "paisagens naturais e humanas" do ciclo da erva-mate no estado, registrando costumes e tradições da fronteira Brasil-Paraguai no início do século XX. Original e inventivo, escrevia mesclando português, espanhol e guarani.


"Uma coleção de tal relevância cultural tem que chegar à população por meio de bibliotecas e instituições que trabalham com leitura, aproximando a população do livro", destacou o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.


A tiragem das Obras Completas é de 200 coleções, que são acompanhadas de uma obra de apresentação sobre a vida e obra do autor, escrita por Hildebrando Campestrini, diretor do IHGMS. Destas, 140 coleções foram destinadas ao FIC/FCMS e estão sendo distribuídas para setores estratégicos, que promovem o acesso à leitura. "Esta iniciativa resgata um autor de importância indiscutível para o Estado", finaliza Campestrini.


Quem tiver interesse em adquirir a coleção, pode procurar o Instituto Histórico e Geográfico de MS, que está comercializando 60 kit's que fazem parte de sua cota segundo o regulamento do FIC/FCMS.


A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, é uma unidade da Fundação de Cultura de MS e fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.


Contato para imprensa:


Instituto Histórico e Geográfico de MS: 3384-1654

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Denúncia revela crianças em estado de puro abandono em meio a fezes e vômito de cachorros

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Ada Moreira Barros

End: Rua João Ferreira Hormondes, s/n Distrito de Cipolândia - 79208-000 Aquidauana/MS (67)
Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Pousadas

Sítio Ana Paula

BR 262 Km 487, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3241-2591
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo