24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Eventos

FCMS inaugura a exposição "Borboletando"

30 JAN 2009 - 14h16min
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança a exposição "Borboletando", da artista plástica Nilvana Moreno Mujica, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo, próxima quarta-feira (4), às 19h30.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

O trabalho de Nivana Moreno Mujica iniciou-se pelo desafio de retratar flores, pelas quais é fascinada desde a infância . Ela queria retratá-las ao seu modo, com a sua identidade. Segundo a artista, as flores surgiram misturadas a outras paixões, a outros elementos como os arabescos, volutas de Art Nouveau, as curvas e exageros do Barroco e outros padrões ornamentais. "Esse foi o universo fonte de minhas pesquisas, um universo feminino, sinuoso e com toda a sensualidade de suas curvas", afirma.


As obras foram feitas a partir da pesquisa materiais como o tecidos, presentes em quase todas as telas. Chitões, rendas e outros tecidos foram sendo incorporados ao trabalho. "Eles surgem como se fossem estampas das pétalas das flores, como se fossem parte dessas flores, numa fantasia que somente o meu universo onírico poderia explicar. Também as faixas surgem como áreas importantes de cor e de fundo fazendo parte da obra, num recurso quase gráfico vindo do meu ofício como publicitária", explica Nilvana.


Os nomes das telas são sempre trechos de músicas, numa homenagem a cantores e compositores da Música Popular Brasileira como Rosa Passos, Tom Jobim, Djavan, Marisa Monte, Cartola, entre outros.


"Numa época em que se vê tanta destruição da natureza, procuro levar com minha obra, um recado para aqueles que se encontram anestesiados para a vida com suas rotinas enfadonhas e sua correria cotidiana: não perca a sensibilidade e sorria lírios para quem passar debaixo de sua janela", finaliza a artista.


A artista


Nilvana Moreno Mujica inicia-se na pintura em 1988 cursando desenho e pintura em São Paulo - SP por 1 ano e 6 meses com o professor Celso Calixto Rios. Muda-se para Campo Grande em 1992 e participa de diversos cursos de pintura com artistas do MS. Fez aulas com Gisele Spengler, Priscilla de Paula Pessoa, Evandro Prado, Aline Figueiredo, José Manoel de Souza Neto, entre outros. Fez a sua primeira exposição individual chamada "Espera" em 2004. Ainda neste ano participa do curso "O Processo Criativo" com Charles Watson em Campo Grande vai até São Paulo participar do curso "Dynamic Encounters". Em 2005 participa do Salão de Artes Plásticas na cidade de Dourados- MS e em 2008 participa do "Dynamic Encounters International Art Workshops - 28ª Bienal de São Paulo".


O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1792.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Acácia

Rua Pedroso Alagues, 171 BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 2749/ 3245
Telefones Úteis

Detran

Rua Jose Alves Ribeiro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1187/2210
Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo