24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Eventos

FCMS inaugura a Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso

22 JAN 2009 - 16h37min
notícias ms

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto Cultural America, inaugura próxima quinta-feira (29), a Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso, às 19h30, no Memorial da Cultura e da Cidadania. Esta é uma iniciativa do governo do Estado em apoiar o resgate da história do cinema de Mato Grosso do Sul, que tem importantes capítulos ainda no Mato Grosso uno.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

"Nossa parceria com o produtor cuiabano Luiz Carlos Borges iniciou em 2008, quando lançamos a coletânea 'Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso', no Festival América do Sul, em Corumbá. A parceria se desdobrou para esta importante exposição que nos permite investir na preservação de nossa memória cultural comum e estreitar laços com o Estado irmão", explicou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.


Segundo o curador da exposição, Luiz Carlos de Oliveira Borges, o cinema sempre foi a arte de maior representatividade em Mato Grosso do Sul, pois foi aqui que iniciou o desenvolvimento dessa expressão artística, principalmente em Corumbá, Aquidauana e Campo Grande. "Esta é uma oportunidade de reaproximação da cultura entre os Estados, já que em outras gestões, os estados trabalharam sua cultura isoladamente", comemorou Borges.


100 Anos de Cinema em Mato Grosso
A Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso, apresenta as imagens surpreendentes da epopéia centenária do Cinema no Estado, um ato quase heróico de inúmeros realizadores estrangeiros e brasileiros, exibidores e críticos, que deixou um importante legado iconográfico que fundamenta e instaura o processo de rememoração. Resultado de uma pesquisa realizada para publicação da coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso", as imagens do cinema mato-grossense revelam uma região pouco conhecida e estudada, e por muitos mitificadas como o eldorado brasileiro.


138 imagens foram prospectadas nos principais acervos de Mato Grosso, da Cinemateca Brasileira, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.  Foi realizada uma verdadeira garimpagem de informações visuais dos primeiros realizadores de filmes, das salas de cinema que animaram a população e que não sobreviveram ao tempo. Na coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso" foram utilizadas apenas 20% das fotografias conseguidas durante a pesquisa de imagens.


A exposição foi organizada de forma didática e distribuída em 5 espaços: Pioneiros, Os Filmes, As Salas, Arne Sucksdorff e Lufada. Arne Sucksdorff foi um documentarista sueco que instalou-se em Mato Grosso nos anos 60 e por meio do cinema divulgou internacionalmente a região e a necessidade de sua preservação. O espaço "Lufada" é destinado às produções de filmes de curta e longa metragem, realizadas a partir de 1993 em Mato Grosso.


A Exposição Fotográfica - 100 Anos do Cinema em Mato Grosso iniciou seu itinerário em Cuiabá no 15º Festival de Cinema e Vídeo em maio de 2008. Passou pelo Rio de Janeiro e agora acontece em Campo Grande. Vai ser realizada também em Brasília e Goiânia. Através de imagens-documentos, ela conta um pouco da história da mais antiga experiência cinematográfica realizada na região centro-oeste.


O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Associações e Sindicatos

Colônia dos Pescadores Artesanal de Aquidauana-MS Z07

.: Rua Cândido Mariano, 2178 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6652
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo