X
Eventos

Feira no Horto Florestal traz mundo das ervas para o cotidiano

Quem nunca tomou um chazinho para dor de estômago, de cabeça ou para ter uma boa noite de sono? Desde que o mundo é mundo o uso terapêutico das ervas tem aliviado dores e reanimado os ânimos. Elas estão na natureza, em abundância, e durante a V Feira do Bem-Estar estarão em destaque no estande do Recanto das Ervas, um viveiro de plantas criado há três anos em Campo Grande.


Segundo a proprietária do Recanto, a jornalista Márcia Chiad, a cada dia mais pessoas procuram conhecer e utilizar as ervas no dia-a-dia. "O chazinho da vovó está cada vez mais popularizado entre toda a família. Em muitas casas, reunir os entes queridos ou amigos para tomar um bom chá natural com biscoitos já se tornou rotina", explica.


Entre as utilizadas estão melissa, anador, carqueja, cavalinha e menta. O uso aromático e o 'toque especial' das ervas nas receitas também não é recente. O manjericão, por exemplo, já era utilizado na Índia por volta do ano 4000 mil a.C. É originário do sul da Ásia e Índia, e foi levado pelo conquistador Alexandre, o Grande, para a Grécia antiga.


Hoje, são mais de 360 variedades. Suas folhas são usadas em massas, molhos, legumes, vinagre de ervas e pizzas. Se a intenção for incrementar o feijão de cada dia, a segurelha, que veio dos Alpes e foi utilizada primeiramente pelos romanos, é uma boa pedida. A erva é muito aromática e tem sabor levemente picante. É utilizada principalmente para tempero de molhos e feijão, além de carnes, especialmente peixes e aves, e saladas.


Além do manjericão e da segurelha, quem visitar o estande do Recanto das Ervas na Feira do Bem-Estar encontrará mudas de alecrim, tomilho, sálvia, manjerona, orégano e cerefólio. Serão comercializadas cestas de ervas para presentear - de Temperos, de Boa Sorte e Digestiva - e produtos à base de ervas - sal e vinagre aromatizados, manteiga e pão com ervas. "Levaremos ainda à feira os brotos comestíveis de alfafa, trevo, rabanete e feijão moyashi, que ainda são pouco difundidos no Brasil, mas que são altamente nutritivos", explica Márcia. Eles são ricos em potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobre, vitamina B e aminoácidos. Cursos - Durante a feira também estarão abertas as inscrições para cursos e oficinas de cultivo e utilização das ervas no dia-a-dia, inclusive para crianças.

Serviço - A V Feira do Bem-Estar é uma realização da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e pode ser visitada nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, no pátio do Horto Florestal e na Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita. O evento contará com apresentações culturais e palestras.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Acidentes em rodovias federais matam 6,16 mil pessoas em 2024

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros

Geral

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb

Empresa já estava proibida de vender pacotes com datas flexíveis e, agora, perde também o registro no Cadastur

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo