A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) exibe nesta segunda-feira (26), em Figueirão, o documentário "Terra e Céu", que conta a história dos personagens que realizam a Festa do Divino na região. A ação é parte do projeto de difusão da arte audiovisual no interior Rota Cine MS.
Em Figueirão, a apresentação terá a presença das diretoras, Nina Rahe e Priscilla Bitencourt, que lançaram "Terra e Céu" em novembro no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul). Em entrevista para a assessoria de imprensa da FCMS, as diretoras contam que queriam documentar a festa um importante fenômeno folclórico do Estado, representando a religiosidade, o cotidiano e as singularidades das pessoas envolvidas.
A Festa do Divino surgiu em 1909, a partir de promessa paga por Maria Francelina Malaquias. Na época, uma peste teria assolado a região e matado três pessoas da famÃlia. Maria então fez uma promessa ao Divino que se a cura fosse encontrada ela rezaria todo ano à divindade. Desde então, seus familiares e moradores da região cumprem a promessa feita há quase cem anos, preservando pela folia tradições e laços familiares. A festividade acontece no perÃodo de Pentecostes e, durante todo ano, eles se preparam e esperam esse momento. O filme conduz à vida desses personagens.
A projeção será às 19h30 na Praça Central (avenida Moisés de Araújo Galvão, s/n), Centro da cidade. Antes de "Terra e Céu", serão exibidos também outros filmes em formato de curta-metragem.