A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza, em 24 e 25 de novembro, o Projeto MS Em Cena - 30 anos de Teatro, em Três Lagoas. O objetivo do evento é divulgar as produções teatrais produzidas no Estado em cidades do interior.
Nesta primeira etapa o projeto será realizado em Três Lagoas, em parceria com a prefeitura, com apresentação de quatro espetáculos.
No dia 24, sábado, à s 16 horas, será apresentado o espetáculo "O Sapo encantado e outras histórias" do Grupo Teatral Unicórnio. Composta de três peças curtas, une o conto de fadas, o folclore e a magia do circo. Ãs 20h30 será a vez de "Manual de Barro - Sem palavra", da Arte Riso Companhia de Animação. Dirigida por Marcos Moura, a peça se utiliza do teatro de formas animadas, que mistura o uso de máscaras, bonecos e objetos, além de explorar a música, o ritmo, o silêncio e os efeitos de luz. Com roteiro inspirado no poema "Introdução a um caderno de apontamentos", do poeta Manoel de Barros.
No dia 25, domingo, será apresentado o espetáculo "Na Mão Direita o Sol", da Cia. de Artes da UNIDERP, à s 16h. Peça destinada a público infanto-juvenil, tem a proposta de juntar dança e teatro em um mesmo espetáculo. Texto e direção de Sonia Rolon. Ãs 20h30, MS Em Cena finaliza suas atividades com "Noivo por encomenda", do Grupo Identidade Teatral. Com texto de Marcos Alexandre e direção de Yago Garcia, a peça conta a história de uma moça do interior que, decepcionada com a falta de atitude do namorado, termina o relacionamento e recorre a um clube de namoro por correspondência.
O projeto contou ainda com uma programação especial convidada realizada pelo Grupo Identidade, um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que durante a semana de 19 a 22 de novembro realizou apresentações de peças e esquetes teatrais gratuitamente para a população.
Todas as apresentações do MS Em Cena são gratuitas e acontecem no Anfiteatro do CEUL/UFMS, na Avenida Capitão Olinto Mancini (próximo ao quartel do Exército).