Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, na próxima segunda-feira (5/11), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza o Seminário "Cultura e Desenvolvimento" no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, das 19 às 22 horas. A entrada é franca.
"Discutir sobre cultura e desenvolvimento é fundamental no mundo contemporâneo. Além de seu conhecido poder de transformar a vida das pessoas, a área cultural é essencial para oferecer oportunidades de autonomia e inclusão social, minimizando os desequilÃbrios que caracterizam paÃses em desenvolvimento como o nosso. Para isso, precisa ser trabalhada de forma criativa e atualizada. Este seminário pretende contribuir para esse debate, ouvindo a experiência de duas pessoas extremamente qualificadas na área", comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A primeira palestra, à s 19h30, será de Stanley Whibbe, consultor especializado em polÃticas públicas, planejamento e implementação de projetos culturais e polÃticas de patrocÃnio. Whibbe é consultor do SEBRAE/RJ do Projeto Lidera Rio voltado para a alavancagem de recursos para Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. Ele vai falar sobre Fontes de Financiamento da Produção Cultural, discutindo o papel dos entes federativos (governo federal, estadual e municipal) no financiamento da cultura, os prós e contras das Leis de Incentivo e Fundos Estaduais e os mecanismos de difusão das fontes de financiamento existentes.
Em seguida, à s 20h45, falará Ana Carla Fonseca Reis, com a palestra "Cultura e Desenvolvimento". A reflexão será dentro de uma perspectiva integrada, discutindo sobre como os produtos culturais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e abordando também a complexidade e interdependência das polÃticas públicas de cultura com o turismo, educação, meio ambiente, entre outras áreas. Serão estudados, por fim, indicadores culturais, econômicos e de desenvolvimento. Fundadora da empresa "Garimpos e Soluções - economia, cultura e desenvolvimento", Ana Carla Fonseca Reis é consultora em economia criativa para a ONU, curadora da conferência britânica "Creative Clusters", diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, coordenadora do curso "Gestão de PolÃticas e Produtos Culturais" da Faculdade São Luiz e assessora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Colaboradora mensal do boletim "Cultura e Mercado", é co-autora de "Teorias da Gestão - de Taylor a nossos dias" e autora de "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o caleidoscópio da Cultura".
Mais informações na Gerência do Patrimônio Histórico e Cultural pelo 3316-9155 ou no 3316-9163. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453, Centro. Telefone: 3317-1792.