24 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Fundação lança -Cine Brasil- Curtas e Longas no Centro-

8 OUT 2007 - 14h42min
midia max news

No dia 12 de outubro, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza para o público campo-grandense filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecerão na última semana de cada mês, das 12h30 às 13h30 e das 18h30 às 20h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.


O lançamento será excepcionalmente às 16h do dia 12, com programação voltada para o público infantil, em comemoração ao dia da criança. "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc) que disponibiliza obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As produções exibidas serão locais e nacionais, muitas das quais não encontram espaço no mercado hegemônico do cinema.


Há conteúdo em todos os formatos (curta, média e longas-metragens), diversas categorias (animação, documentário, experimental e ficção), faixas etárias (infantil, infanto-juvenil e adulto), diversas épocas e regiões geográficas de produção, para atender aos diversos públicos e respeitar a diversidade da produção audiovisual brasileira. Além da diversidade e qualidade das produções, o projeto tem como diferencial a localização.


O Centro Cultural José Octávio Guizzo encontra-se em uma região privilegiada por sua localização central (no entorno, há concentração de comércio, escolas, demais instituições públicas e privadas, além de áreas de lazer, como praças e o Horto Florestal), em uma das ruas tradicionais da capital, a 26 de Agosto. "'Cine Brasil - Curtas e Longas Horas' tem como proposta formar espaços de exibição, para democratizar o acesso e fazer circular a produção audiovisual brasileira", comentou Américo Calheiros, presidente da FCMS.


Ao escolher o Centro Cultural José Octávio Guizzo para receber iniciativas dessa natureza, o objetivo é ocupar os espaços disponíveis com atividades que educam, informam e propagam cultura, neste caso fomentando o pensamento crítico em torno da produção audiovisual nacional. A programação no dia 12 traz " Disfarce Explosivo", curta de animação realizado em 2000 (Sinopse: Juca Piau cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima.


Um dia, duas delas se recusam ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca Piau) e Maré Capoeira, curta de ficção que mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra. Realizado em 2005 no Rio de Janeiro, "Maré Capoeira" ganhou prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Barrilete de Oro no Festival Internacional de Cine para Niños (Buenos Aires 2006) e o Prêmio Curta Criança do Minc/TVE - 2005.


A próxima exibição será de 23 a 26 de outubro. Mais informações sobre o programa "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" no Núcleo de Audiovisual da FCMS (3316-9166) e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, Centro. Telefone: 3317-9172. Para saber mais sobre a Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Carro capota, pega fogo e incêndio se espalha por vegetação na MS-345, em Aquidauana

2
Aquidauana

Ex-bancária de Aquidauana morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Policial

Reinaldo determina afastamento de policiais envolvidos em agressão a mulher algemada

4
Policial

PMs salvam vítimas de caminhonete prestes a cair de barranco em Bodoquena

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MAS..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Valdemir Gomes

Na...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Ver Mais
Fale com a redação