X
Eventos

Fundação lança -Cine Brasil- Curtas e Longas no Centro-

No dia 12 de outubro, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza para o público campo-grandense filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecerão na última semana de cada mês, das 12h30 às 13h30 e das 18h30 às 20h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.


O lançamento será excepcionalmente às 16h do dia 12, com programação voltada para o público infantil, em comemoração ao dia da criança. "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc) que disponibiliza obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As produções exibidas serão locais e nacionais, muitas das quais não encontram espaço no mercado hegemônico do cinema.


Há conteúdo em todos os formatos (curta, média e longas-metragens), diversas categorias (animação, documentário, experimental e ficção), faixas etárias (infantil, infanto-juvenil e adulto), diversas épocas e regiões geográficas de produção, para atender aos diversos públicos e respeitar a diversidade da produção audiovisual brasileira. Além da diversidade e qualidade das produções, o projeto tem como diferencial a localização.


O Centro Cultural José Octávio Guizzo encontra-se em uma região privilegiada por sua localização central (no entorno, há concentração de comércio, escolas, demais instituições públicas e privadas, além de áreas de lazer, como praças e o Horto Florestal), em uma das ruas tradicionais da capital, a 26 de Agosto. "'Cine Brasil - Curtas e Longas Horas' tem como proposta formar espaços de exibição, para democratizar o acesso e fazer circular a produção audiovisual brasileira", comentou Américo Calheiros, presidente da FCMS.


Ao escolher o Centro Cultural José Octávio Guizzo para receber iniciativas dessa natureza, o objetivo é ocupar os espaços disponíveis com atividades que educam, informam e propagam cultura, neste caso fomentando o pensamento crítico em torno da produção audiovisual nacional. A programação no dia 12 traz " Disfarce Explosivo", curta de animação realizado em 2000 (Sinopse: Juca Piau cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima.


Um dia, duas delas se recusam ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca Piau) e Maré Capoeira, curta de ficção que mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra. Realizado em 2005 no Rio de Janeiro, "Maré Capoeira" ganhou prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Barrilete de Oro no Festival Internacional de Cine para Niños (Buenos Aires 2006) e o Prêmio Curta Criança do Minc/TVE - 2005.


A próxima exibição será de 23 a 26 de outubro. Mais informações sobre o programa "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" no Núcleo de Audiovisual da FCMS (3316-9166) e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, Centro. Telefone: 3317-9172. Para saber mais sobre a Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Concurso

Prefeitura de Aparecida do Taboado abre inscrições para 42 vagas temporárias

Salário chega a R$ 5,8 mil

Serviços

Ministério lança curso para fortalecer a participação feminina no mercado de trabalho

Parceria com a Enap visa qualificar profissionais e fomentar a equidade de gênero nos ambientes profissionais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo