17 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Grupo musical Instrumental 3 por 5 participa do 5° FAS

11 ABR 2008 - 08h26min
assessoria de comunicação

O grupo musical "Instrumental 3 por 5" participa do 5° Festival América do Sul (FAS), que acontece de 30 de abril a 4 de maio em Corumbá. "O Instrumental 3 por 5 é um trocadilho com a fórmula de compasso três por quatro, característica do chamamé e guarânia da polca paraguaia, gêneros musicais que o grupo de dedica", explicou o músico Eduardo Martinelli.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Com uma formação variada, a banda é formada por Neewton Reis no violino, Eliezer Santana no Clarinete, Júlio César Figueiredo no piano, Francisco Tiago Simão na percussão e Eduardo Martinelli no violão.


"O show que vai ser apresentado no 5° FAS, tem a intenção de mostrar uma nova roupagem instrumental para músicas regionais de Mato Grosso do Sul, e de países com o qual faz fronteira", contou Martinelli. Ainda segundo ele, junto com outros instrumentos, o violino e o clarinete assumem a parte que originalmente era feita por vozes alternadas ou duetos vocais. "O ritmo característico é mantido pelo violão e pela percussão e o piano entra para dar um charme especial na harmonia do grupo", conclui Eduardo. Durante a apresentação serão tocadas músicas consagradas como Chalana, Mercedita, Danza Paraguaia, Che Trompo Arazá, do paraguaio Hermínio Gimenes e o chamamé dos argentinos Rud e Nini Flores.


Martinelli
O maestro Eduardo Martinelli é formado em violão erudito pela Faculdade de música de Santos, onde estudou ainda violoncelo, violino e regência de orquestra.


Martinelli foi maestro da Orquestra de Câmara de Itanhaém e da Orquestra Sinfônica do Projeto Guri, em Santos (SP). Como concertista, Eduardo já apresentou-se com variadas formações camerísticas como concertos com orquestras e solo. Fez a Estréia Brasileira de Obras para violão, a convite do compositor Gilberto Mendes, no XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos.


O regente realizou também master classes com renomados concertistas como Henrique Pinto, Everton Gloeden, Edelton Gloeden, Paulo Martelli, Eduardo Meirinhos, Pedro Martelli, Fábio Zanon, Roberto Capocchi, dos Estados Unidos e Paulo Eugênio, da Alemanha.


Atualmente Eduardo Martinelli rege a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul. Desenvolve ainda, junto com a Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, o projeto Orquestra Jovem, que proporciona o ensino de instrumentos de arco a crianças entre 9 e 11 anos. Sua carreira têm influência de compositores consagrados como Pixinguinha, Hermeto Paschoal, Jacob do Bandolin, e do compositor de choro anônimo, Sarrafo de Itanhaém.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Carlos Loesia falece vítima do novo coronavírus

2
Geral

Em Aquidauana, homem é flagrado por câmera de segurança furtando abóbora

3
Policial

Homem contrata e tenta jogar mulher da ponte para não pagar por sexo

4
Geral

Quatro municípios já se recusam a seguir decreto estadual com restrições à covid

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min17 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min17 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XVI: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Médicos

Auracélia da Silva Marques Barbero

Rua 07 de Setembro, 1193 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665 / 998
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo