Durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids os jovens integrantes do Grupo de Risco fizeram apresentação teatral na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande. Com o tema "João Cuiudo contra o bicho DSTesudo" os artistas, que estavam vestidos de forma alegre e ainda, sobre pernas de pau, misturaram sátira com assuntos sérios.
Informações sobre DST, HIV foram enfocadas durante a apresentação. O grupo deixou a mensagem ao público que se formou aos poucos ao redor dele. "Eles são engraçados. à importante falar dessas coisas assim com a arte", disse Roseli Souza, 15 anos. Cerca de 160 adolescentes já morreram em Campo Grande desde 1980 vÃtimas do HIV. Em 2008 toda rede pública de ensino do PaÃs deverá ter campanhas de conscientização.
Conscientização
As atividades na Praça Ary Coelho, como coleta de sangue para o exame HIV, vão até às 15 horas. Em 40 dias o exame fica pronto. A intenção do poder público é popularizar a testagem porque menos de 3% da população fez o exame do HIV.
Em Campo Grande estima-se que 7.251 pessoas tenham o vÃrus e não sabem, pois a doença ainda não se manifestou destruindo as células de defesa. Em Campo Grande, estima-se ainda que 35% das pessoas com Aids não fazem o tratamento, ou seja, dispensam a medicação e o coquetel anti-viral.
O cenário é preocupante para a rede de saúde. A ação na praça tem a participação e apoio do Ibiss-CO (Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável - Centro-Oeste), ATMS (Associação dos Travestis de Mato Grosso do Sul) e Associação dos Profissionais do Sexo (reúne garotas de programa e lover boys).