Aliando ficção a fatos históricos, o livro "Senhorinha Barbosa Lopes - Uma história da resistência feminina na Guerra do Paraguai", que será lançado na próxima quarta-feira, resgata a história da mulher de José Francisco Lopes, o Guia Lopes da Laguna, cuja atuação foi narrada por Visconde de Taunay.
O livro de Samuel Xavier Medeiros promete resgatar a trajetória de Dona Senhorinha, que viveu de meados do século 19 até o início do século XX. Mineira, ela se casou com Gabriel Francisco Lopes e veio, com mais três filhos, para o Sul do Estado. Após a morte do marido, ela se casou com seu cunhado, José Francisco Lopes.
Dona Senhorinha teve a vida marcada pela guerra: foi aprisionada duas vezes pelos paraguaios, sendo libertada pela atuação da diplomacia do Império, e perdeu o marido, vítima do cólera, durante a Retirada da Laguna. Por ter protegido os feridos e abrigado tropas brasileiras em sua fazenda, Dona Senhorinha tornou-se símbolo de resistência.
A viúva do Guia Lopes viveu os últimos dias de vida em sua fazenda. Ela morreu em Bela Vista em 1913, aos 98 anos. O livro "Senhorinha Barbosa Lopes - Uma história da resistência feminina na Guerra do Paraguai" será lançado a partir das 19h30 na Morada dos Baís.
Serviços
Medida segue regras de acesso ao programa, explica governo
Polícia
Familiar denunciou crime e procurou a polícia
Voltar ao topo