22 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Lídia Baís é tema de palestra no MIS

7 MAI 2008 - 07h55min
assessoria de comunicação

Nesta quinta-feira (8), às 19 horas, o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) promove, dentro do programa "Cultura em Situação", a palestra "Lídia Baís - Uma Artista Campo-Grandense na História do Mundo", ministrada pela doutora em Teoria e História e especialista em Crítica da Arte Contemporânea, professora Alda Maria Quadros do Couto. A entrada é franca.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Alda Couto apresentará em sua palestra informações e abordagem inéditas que fazem parte de estudos recentemente concluídos sobre a pintora Lídia Baís e suas obras. "O estudo de quadros ainda não divulgados comprovam o valor artístico da obra de Lídia Baís, identificando a temática central que insere a artista na história da arte universal em segmentos ligados à formação do papel da mulher na sociedade, tanto nos termos dos movimentos feministas contemporâneos mais revolucionários quanto na tradição católica que consagrou, por exemplo, a figura de Joana D´Árc", explica a professora.


Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UEC), graduada em Letras pela Fundação Áttila Taborda (atual Universidade da Região da Campanha) e mestre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a professora se especializou em crítica da Arte Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e, atualmente, está a procura de apoio para impressão de seu livro "Território do Assombro - Biodestino da Pintora Lídia Baís".


Segundo a professora, além de Lídia Baís, outras artistas de Campo Grande e Cuiabá merecem estudos mais aprofundados de suas obras, como Conceição dos Bugres, além das desconhecidas que devem ser resgatadas do anonimato. "Os catálogos rigorosamente organizados devem ser os primeiros passos, pois com as imagens e informações a respeito das obras disponíveis, os estudos mais aprofundados terão pontos de partida mais sólidos. A arte e a cultura em geral são o melhor documento de identidade digna de qualquer população, os artistas vivem o que o povo vive, saber lembrá-los e respeitá-los é garantia de democracia, educação e ética", conclui. 


Serviço
Mais informações sobre a palestra poderão ser obtidas no MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul localizada na Av. Afonso Pena, 2702, centro. Telefone: (67) 3325 1530. E-mail: mis.de.ms@gmail.com

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Fogo em caixa eletrônico no Atlântico Super Center é controlado

2
Geral

Padaria & Conveniência Dois Irmãos está atendendo em novo local; saiba onde

3
Charges

Relojeiro do Mercadão, Wilson morre em Aquidauana por complicações da covid-19

4
Aquidauana

"Figurinhas carimbadas", por onde é que anda o famoso seu Birigui e a briguenta Velha da Chuva?

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min17 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXI: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Jose de Arruda Fialho - Pediatra

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Restaurantes

O CASARÃO

Manoel Antonio de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2219
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo