Congadas, companhias de reis, moçambiques, catireiros e até grupos indígenas estarão na maior festa do folclore nacional, que começa dia 4 de agosto em Olímpia, cidade localizada a 430 km de São Paulo, ao norte do Estado. Considerada a capital nacional do folclore, o município promove até dia 12/8 seu tradicional festival, que este ano está em sua 43ª edição e homenageia o estado de Minas Gerais.
Durante uma semana, 50 grupos folclóricos e cerca de 19 parafolclóricos entre os mais tradicionais do País se apresentarão e a expectativa é que cerca de 150 mil visitantes participem, segundo a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro (AODFB) e o Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), organizadores do evento.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) participará do Festival no Pavilhão Turístico-Cultural, com uma mostra de artesanato na qual se destaca o grupo local que trabalha a técnica do trançado estrela, em palha de milho, que foi resgatada pelo Núcleo de Artesanato do Sebrae-SP, após ter sido extinta.
Para o gerente do Sebrae-SP em São José do Rio Preto, Arthur Achoa, o Festival é um evento que movimenta muito a região e, principalmente, os pequenos negócios. "Apesar de acontecer apenas uma vez por ano, o número de turistas que vem à região nessa época é muito grande e mexe muito com a vida dos pequenos negócios", disse. "Temos, por exemplo, uma praça de alimentação que fez parte do núcleo Sabor & Qualidade, capacitados pelo Sebrae-SP. O movimento deles nessa época é muito maior. O evento impacta a cidade como um todo e fortalece a região como destino turístico", finalizou o gerente.
Os trabalhos apresentados durante o Festival concorrerão a prêmios da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro, a serem entregues na sexta-feira, dia 10h, a partir das 20h.
A abertura do 43º Festival do Folclore de Olímpia está marcada para sábado, dia 4, às 21h, na Praça de Atividades Folclóricas, construída especialmente para abrigar o Festival, e contará com a participação de aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo