X
Eventos

Mês da Consciência Negra tem shows e várias atividades em CG

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra - celebrado no País no dia 20 de novembro - a população da Capital sul-mato-grossense terá a oportunidade de participar de diversas atividades que estão sendo realizadas no Estado. Dentre as quais, a realização da Noite da Seresta, ontem, com show do cantor Jair Rodrigues na Praça do Rádio Clube, no centro da Capital. Uma realização da Fundação Municipal de Cultura. E ainda, no sábado (14), às 19 horas, a Associação dos Descendentes de Tia Eva e os acadêmicos africanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem a primeira Noite Afro-Brasileira, com apresentação de dança africana, no salão da comunidade, também na Capital.


O cantor Jair Rodrigues, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira este ano, traz à Concha Acústica Família Espíndola o show do CD e DVD "Festa para um rei negro", gravados ao vivo este ano, em São Paulo. No repertório previsto, o cantor fará uma retrospectiva de sua carreira, passeando pelo samba e o romântico, sem deixar de lado o sertanejo e as canções de raiz.


A programação está marcada para ter início às 19h e 30min, com seresteiros locais. A atração principal está marcada para as 21 horas, e a entrada é franca.


Noite afro


A presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lucia da Silva Araújo informa que a realização da primeira Noite Afro-Brasileira conta com a participação de 20 integrantes do curso do projeto "Cultura e Dança Africana", ministrado por estudantes africanos, vinculados a diversos cursos da UFMS. Durante o curso os estudantes ensinam, na prática, à cultura africana, como: o zuck, gumbé, funamá e kizomba, os ritmos e danças mais populares no continente na atualidade.


Além disso, o grupo ministra cursos sobre penteados e roupas africanas, nas comunidades negras quilombolas do Estado. "O projeto tem uma importância muito grande. Porque faz com que tenhamos conhecimento da nossa realidade, ou seja, a cultura afro-brasileira", explica Lúcia.


Missa afro


E ainda, como parte das atividades do Mês da Consciência Negra, no próximo domingo (15), às 9 horas, será celebrada uma Missa Afra pelo padre Josuel dos Santos Boaventura (Deca), em prol aos nove anos da fundação da comunidade negra São João Batista, localizada na Capital (bairro Santa Branca - rua Barão de Limeira, 1750). Os organizadores esperam reunir um público em torno de 100 pessoas no evento, com a participação de autoridades e lideranças negras do Estado.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência

Pesca

Fim da Piracema: Pesca está liberada em MS a partir desta quinta-feira

Imasul alerta para regras ambientais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo