21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

MIS realiza curso sobre arte contemporânea

22 ABR 2008 - 07h24min
midia max news

Na próxima semana, o MIS (Museu da Imagem e do Som) de Mato Grosso do Sul realiza mais uma edição do curso sobre arte contemporânea. O curso "A arte contemporânea como objeto híbrido" será ministrado pela professora e crítica de arte Maria Adélia Menegazzo entre os dias 22 e 24 de abril, sempre das 19h às 22h, na sede do Museu, na avenida Afonso Pena, em frente à praça do Rádio.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02

As aulas serão expositivas com discussões de obras e textos, abordando questões levantadas nos outros cursos de arte contemporânea ministrados pela professora no museu desde o segundo semestre de 2006, a partir de três pontos básicos.


"O primeiro é a questão da relação entre arte e realidade, um problema que será sempre colocado pela arte, em todos os tempos. Vamos falar da retomada do conceito de mímesis e novas contestações que a arte contemporânea tem trazido", explica Maria Adélia.


Durante o curso, Maria Adélia lança mão de imagens das obras e períodos abordados. O coordenador do MIS, o artista plástico Rafael Maldonado, lembra que a idéia é continuar discutindo a arte contemporânea, buscando contextualizar a produção local.


Outro ponto a ser discutido é a criação de mitologias individuais e questões de gênero. A discussão vai se centrar em alguns nomes, como Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus da segunda metade do século XX, e Sophie Calle, que desenvolveram obras que se misturaram com a criação de mitologias individuais.


Ainda, como foco das discussões, serão abordados a globalização e as noções de lugar, identidade e cultura. "Vamos ver como estas questões são tratadas nas mostras de arte ao redor do mundo, como na Bienal de Veneza, na Documenta de Kassel [na Alemanha], na Bienal do Mercosul [em Porto Alegre] e também em Campo Grande. Podemos pensar até no Festival América do Sul", detalha Maria Adélia, que esteve nas últimas bienais de Veneza e na Documenta.


Ainda na Europa, Maria Adélia pôde conferir a mostra Projetos de Escultura, em Münster, na Alemanha, lembrou Maldonado. A exposição acontece a cada 10 anos.


Menegazzo é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e professora do Departamento de Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Relojeiro Wilson do Mercadão morre por complicações da covid-19 em Aquidauana

2
Aquidauana

Covid-19: letalidade em Aquidauana e Anastácio é maior que média estadual

3
Geral

Mega-Sena: um apostador ganha o prêmio de R$ 7 milhões

4
Policial

Motorista perde controle da direção e carro capota na BR-060

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo