X
Eventos

Mostra de filmes de Joel Pizzini no MIS começa hoje

O Museu da Imagem do Som, unidade da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, inicia a partir de hoje (16) a Mostra de Cinema Joel Pizzini. As exibições acontecem em dois horários (15h e 19h) e vão até a sexta-feira (20).


A mostra exibirá a linguagem particular do cineasta através de suas obras, incluindo longa, médias e curtas-metragens, em ficção e documentários, premiados tanto no Brasil quanto no exterior.


Cineasta ativo, Joel Pizzini celebrizou-se desde seu primeiro curta-metragem "Caramujo-flor" (1988), baseado na obra do poeta Manoel de Barros, iniciando sua saga de experimentação poética na produção audiovisual. O filme levou prêmios de melhor direção e fotografia no Festival de Brasília, melhor montagem no Rio Cine e melhor filme no júri oficial do Festival de Huelva, na Espanha. Seus métodos e experimentos com a construção da linguagem documental deram origem mais tarde ao primeiro longa-metragem, "500 Almas" (2004), sobre os Guató, que ganhou melhor filme no Festival do Rio e melhor documentário latino-americano no Festival de Mar del Plata. Esses e outras experiências serão exibidas na mostra, incluindo filmes de montagem relacionados a de Glauber Rocha, filmeensaios sobre cineastas e atores com Glauce Rocha, Paulo José, Helena Ignez e Rogério Sganzerla, entre outros.


Atualmente é professor da Faculdade de Artes do Paraná, na disciplina de Documentário, e Conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza ligada à prefeitura da cidade. É curador do projeto Coleção Glauber Rocha, responsável pela restauração da obra do cineasta baiano. Tem viajado todo o país e exterior dando cursos de cinema e compartilhando experiências criativas. Prepara agora um ensaio documental com o cantor sul-mato-grossense Ney Matogrosso, que será exibido em caráter "work in progress" em dezembro no Festival de Santa Maria da Feira em Portugal.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Trânsito

Carro tomba após batida em cruzamento de Corumbá

No carro estavam duas crianças

Cultura

TCE abre "Exposição Talentos do TCE-MS" na sexta-feira, 1º de março

O evento, aberto ao público, contará com obras de servidores da Corte de Contas e familiares

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo