X
Pantanal Tech MS

Pantanal Tech mostra como rentabilizar com crédito de carbono

O mercado de carbono foi tema da vitrine no evento sediado em Aquidauana

Créditos de carbono são gerados por meio de projetos que reduzem emissões de gases de efeito estufa / (Foto João Éric / O Pantaneiro)

Produtores rurais do Pantanal estão diante de uma nova possibilidade de rentabilizar áreas preservadas e práticas sustentáveis com a regulamentação do Marco Legal do Carbono. O tema foi destaque durante a edição 2025 da Pantanal Tech MS, realizada em Aquidauana, entre 26 e 29 de junho, por meio de uma vitrine interativa que explicou, de forma prática, como funciona o mercado de créditos de carbono e como os produtores podem participar desse novo cenário.

A ação contou com simuladores, realidade aumentada e conversas com especialistas, abordando desde quem pode participar do mercado, até como superar os desafios da burocracia e do processo de certificação. A proposta é mostrar que, mesmo com pequenas áreas de vegetação nativa ou reflorestada, é possível gerar créditos de carbono e comercializá-los com grandes empresas que buscam compensar suas emissões.

Estudantes explicaram ao público, principalmente produtores rurais, sobre como lucrar gerando créditos de carbono (Foto João Éric / O pantaneiro)

"A Vitrine trouxe uma inovação, um marco legal de carbono. Ele veio de uma forma muito boa de se despoluir o nosso meio ambiente, de trazer uma melhora de vida. O marco legal de carbono mostra que com alguns hectares, árvores nativas, tanto pode ser nativa, pode ser reflorestamento, elas podem sim ser transformadas em crédito de carbono, serem vendidas para grandes empresas que poluem muito o meio ambiente", explicou Carlos Eduardo da Silva dos Santos, apresentador da vitrine, em entrevista ao Jornal O Pantaneiro.

Ao comentar os benefícios para os produtores, Carlos Eduardo destacou que há avaliação técnica especializada. "Existem técnicos que avaliam o território, avaliam o que a pessoa tem, o que ela pode ali ceder de crédito de carbono. Para vocês terem noção, uma tonelada de CO equivale a um crédito de carbono, e é uma maneira muito boa mesmo de se aproveitar isso e meio que ajudar também as grandes empresas, além do meio ambiente."

Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.

Veja o vídeo:

💬 Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:


🔗 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:


O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe em Aquidauana aplica mais de 350 doses

A campanha teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da comunidade contra o vírus Influenza

Mercado de trabalho

Semana abre com diversas vagas na Casa do Trabalhador de Aquidauana

Há oportunidades para auxiliar financeiro, motorista entregador e trabalhador braçal

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo