22 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Peão do MTG/MS participa de concurso nacional

16 JAN 2008 - 09h23min
assessoria de comunicação

O 1º Peão Guaicuru Adulto do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS), Juliano Corbari, representa o Estado no 5º Concurso de Prendas e Peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). O evento acontece na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Praianos, na cidade de São José/SC, no próximo final de semana, de 18 a 20 de janeiro.


Conforme o presidente do MTG/MS, João Ermelino de Mello, os participantes de todos os Movimentos Tradicionalistas Gaúchos do País vão passar por diversas provas e entrevistas durante os três dias de evento. "A cada dois anos a CBTG realiza esse evento de natureza sócio-cultural para eleger as prendas e peões nacionais das categorias mirim, juvenil, adulto e xirú. O objetivo principal é valorizar a cultura brasileira e em especial sua juventude, por meio do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Juliano Corbari é nosso representante pela categoria Adulta e o MTG/MS sente-se honrado com sua participação pois sabemos de sua preparação e dedicação para este concurso nacional", enfatiza João Mello.


Juliano Corbari participa do CTG Querência da Saudade (Ponta Porã) há oito anos e seu interesse pelo tradicionalismo começou cedo, dentro do próprio convívio familiar. "Minha família é de Bento Gonçalves/RS e quando em 2000 mudamos para o Mato Grosso do Sul, nos instalamos em Ponta Porá e uma das primeiras providências foi iniciar de fato no movimento tradicionalista participando das invernadas de danças e concursos de declamação do CTG", coloca o peão.


Atualmente, além de declamar e ministrar aulas de poesias gaúchas, de organizar concursos de Prendas e Peões, de dançar na Invernada Artística Adulta do CTG, Juliano Corbari preside o Departamento Jovem do MTG/MS, juntamente com a 1ª Prenda Adulta da instituição, Natália Dal Molin.


Quanto à participação dos jovens no movimento tradicionalista gaúcho, Juliano Corbari diz: "Não há duvidas que com a globalização, o modismo e a descentralização da cultura afastam os jovens dos meios culturais. O que me deixa inteiramente feliz é saber que o MTG contribui de uma forma avassaladora para o fortalecimento do pensamento, personalidade e crescimento cultural dos jovens que estão em seu meio. Para a grande maioria, o MTG contribui para a formação do caráter ético e moral", destaca o peão.


A preparação para representar Mato Grosso do Sul no concurso nacional começou há dois anos, quando se tornou Peão Guaicuru Adulto do CTG Querência da Saudade. Quanto à maratona de provas, o candidato vai passar por quatro etapas. Para a prova escrita, os candidatos precisam estudar história do Rio Grande do Sul e do Brasil, geografia do Rio Grande do Sul e do Brasil, literatura brasileira, tradição, tradicionalismo, folclore e etualidades. "As provas apresentam diversos tipos de questões, inclusive de múltipla escolha, o que podemos comparar com um verdadeiro vestibular", salienta Juliano Corbari.


Conforme o peão tradicionalista, na segunda etapa é aplicada a prova artística, onde os candidatos se preparam para apresentar: dança tradicional do Rio Grande do Sul, dança de salão, declamação, canto e relato de uma lenda. "A etapa seguinte é a prova cultural, onde o candidato apresenta a pesquisa histórica com tema de livre escolha à comissão avaliadora e a defende como se fosse uma tese. Além disso, também são apresentados os projetos executados pelo candidato enquanto ele foi representante do seu MTG", explana.


Na quarta e última fase, realiza-se a prova campeira e o candidato tem que demonstrar habilidades com as lides de campo. Juliano Corbari vai fazer provas de encilha, churrasco, rédeas e charque. "O mais importante é ter a oportunidade de ir e tentar bem representar o Estado e o MTG, que tanto colabora para o desenvolvimento da cultura gaúcha", conclui Juliano Corbari.


O 5º Concurso de Prendas e Peões da CBTG tem o apoio do CTG Os Praianos, da 7ª Região Tradicionalista e do MTG de Santa Catarina.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Dois homens são mortos degolados e deixados em rua de terra em MS

2
Aquidauana

Rio Aquidauana continua subindo, chega a 6,5 metros e previsão é de mais chuva

3
Aquidauana

"Uma propaganda muito positiva da nossa região" diz Odilon sobre gravações da novela Pantanal

4
Geral

Por conta das chuvas, moradores sofrem com alagamentos em Aquidauana

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 6

Praça Afonso Pena, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2774
Farmácias e Drogarias

Farmaláis

Rua Estevão Alves Corrêa, 2431 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7439
Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Ver Mais
Fale com a redação