24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Poesia peruana no 5º Festival América do Sul

29 ABR 2008 - 11h18min
assessoria de comunicação

O poeta peruano Jorge Renato Sandoval Bacigalupo vai marcar presença no evento Quebra-Torto com Letras, que acontece no 5° Festival América do Sul, em Corumbá, todas as manhãs, entre as 8 e 10 horas. No dia 1° de maio, durante o café da manhã pantaneiro, Renato Sandoval abre um debate e fala sobre sua produção poética.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Jorge Renato Sandoval Bacigalupo nasceu em Lima no dia 6 de fevereiro de 1957. Fez doutorado em Filología Románica na Universidade de Helsinki, na Finlân­dia. O poeta é professor de Literatura Francesa Medieval, Literatura Nórdica (finlandesa, sueca, norueguesa, danesa e islandesa) e Literatura Alemã. Escreve colaborações sobre temas culturais diversos em jornais diários do Peru e revistas nacionais e internacionais.


Renato Sandoval dirige ainda a Fórnix, revista internacional de criação e crítica, e a Evohé, revista de literatura da Universidade de Lima. Ele é organizador de recitais, seminários, mesas redondas, mostras de cinema, pintura, escultura e outras artes visuais, tanto no Peru como em outros países. Além de poeta, é narrador e tradutor. Traduziu para o espanhol obras de poetas como Alberto Moravia, Arnaut Daniel, Carlos Drummond de Andrade, Cesare Pavese, David Tipton, Edith Södergran, Eira Stenberg, Eugenio Montale, Georg Trakl, Georg Trakl, Goethe, Gösta Ågren, Gösta Ågren, Helinä Siikala, Hölderlin, Ludwig Tieck, Mario Luzi, Novalis, Osamu Dazai, Paavo Haavikko, Pentti Saarikoski, Pia Juul, Pia Tafdrup, Rainer Maria Rilke, Roberto Paoli, Salvatore Quasimodo, Sylvia Plath, Takuboku Ishikawa, Thomas Boberg, Vincenzo Consolo e Walter Jens.


Entre suas obras poéticas estão "Singladuras" (Lima: 1985), "Pértigas" (Lima: Nido de Cuervos, 1992), "Luces de talud" (Lima: Nido de Cuervos, 1993), Nostos (Lima: Nido de Cuervos, 1996) e Suzuki Blues (Lima: Lustra, 2006).


Quebra-Torto
O Quebra-Torto com Letras é direcionado a estudantes do ensino médio e universitários e a previsão é de que 150 pessoas participem em cada uma das edições do evento. Os escritores terão de 20 a 30 minutos para apresentar seu trabalho no Clube Corumbaense.


O objetivo do evento é divulgar as produções literárias e pesquisas dos escritores, promover a interação entre os escritores e incentivar a leitura em públicos diversificados.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Juntos até na hora da morte, casal se despede da vida com diferença de minutos um do outro

2
Policial

Mãe matou e foi passear com bebê já sem vida na casa de amigas em Campo Grande

3
Policial

Fazenda em Anastácio é invadida e caso é registrado na polícia

4
Geral

Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Oral Sin Implantes comemora 1 ano de sorrisos perfeitos

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Marcolino Lili

Distrito de Taunay, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo