X
Eventos

Pragas de Solo é tema de seminário em Dourados

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Embrapa Agropecuária Oeste, promove de hoje, dia 25, até a quinta-feira, dia 27, a X Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas de Solo, no auditório da empresa, em Dourados.


"A reunião constitui-se de um fórum de debates com o objetivo de trocar informações e aumentar o conhecimento sobre as pragas de solo, visando a busca de soluções para os problemas por elas causados à agricultura", afirma o pesquisador e entomologista da Embrapa, Crébio José Ávila, presidente da comissão organizadora da PragasSolo-Sul.


A programação técnica do seminário é composta por painéis, palestras, apresentação de trabalhos científicos na forma oral e de pôsteres e debates abordando temas como o diagnóstico da situação de pragas de solo na região Sul-Brasileira, a evolução das pesquisas bioecológicas no Brasil, a distribuição espacial e amostragem dessas pragas, as pragas de difícil de controle, dentre outros assuntos.


"Acredito que será uma grande oportunidade para se discutir as pragas de solo de difícil controle que ocorrem na região de Dourados, como é o caso do percevejo-castanho, caramujos e a lagarta-elasmo. Agora com a demanda de cana-de-açúcar para Mato Grosso do Sul, é preciso estar consciente das pragas de solo que afetam essa cultura", esclarece Crébio. O entomologista ainda explica que a programação da reunião para 2007 foi fundamentada nos problemas mais comuns que ocorrem no Cerrado Brasileiro.


Outro ponto forte da PragasSolo-Sul é a busca por uma maior interação e integração da pesquisa científica nesta área. Os centros da Embrapa em Passo Fundo-RS (Embrapa Trigo), Londrina-PR (Embrapa Soja) e Dourados-MS (Embrapa Agropecuária Oeste), há algum tempo já desenvolvem trabalhos em parceria com resultados publicados, "mas precisamos intensificar essas ações e trabalhar cada vez mais integrados, com um enfoque sistêmico e interinstitucional. Há carência na participação das universidades nesta linha de pesquisa", destaca o entomologista da Embrapa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Idosa perde R$ 13,6 mil após cair em golpe por WhatsApp em Campo Grande

A Polícia Civil alerta para que a população desconfie de contatos que pedem dados pessoais ou bancários

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo