X
Eventos

Prefeito Cláudio Valério apóia oficina artesanal

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugurou na terça-feira (dia 23), às 15 horas, a Exposição Temporária de Artesanato da Região do Pantanal, na Casa do Artesão de Campo Grande. No local são apresentados trabalhos de artesãos de Anastácio, Aquidauana, Miranda e Corumbá. O secretário de Desenvolvimento de Anastácio, Mauro José Domingues, participou da abertura do evento. A exposição fica até dia 12 de novembro.


Entre os expositores está José Messias de Jesus. Ele é um artesão de Anastácio, oriundo de uma humilde família do Sul de Minas Gerais. Aos nove anos, perdeu o pai e teve que começar a trabalhar para ajudar no sustento da casa. Nesta época difícil, mudou-se para São Paulo. Lugar onde, depois de trabalhar numa sapataria, passou a fazer o trabalho de artesanato com o couro. "Cada peça que produzo é como se fosse a primeira", disse Messias.


Ao mudar-se para Mato Grosso do Sul, começou a trabalhar numa selaria com um amigo. Em quatro meses abriu sua própria selaria, onde trabalha o couro artesanalmente até hoje. Ele é o único artesão que produz artefatos em couro em Anastácio. Seus produtos têm uma demanda tão grande que só ele não consegue supri-la. Atualmente está ministrando uma oficina para repassar sua técnica, formar outros artesãos e possibilitar a continuidade dessa arte. A inauguração da oficina teve total apoio da Prefeitura de Anastácio.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

MS registra 204 casos confirmados de dengue

Nos últimos 14 dias, Selvíria registrou alta incidência de casos confirmados

Aquidauana

Idoso fica preso em árvore ao tentar fazer poda em Aquidauana

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo