22 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Professora da UFPR/ITTI participa de Conferência Latino-americana de Ciências

Durante o evento, Cristiane Gioppo apresentou as atividades que realiza com os professores da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana

30 OUT 2013 - 14h15min
redação
Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizada em Manaus (AM) a primeira edição da Conferência Lasera 2013 ? Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação em Ciências. A professora e pós-doutora em Educação, Cristiane Gioppo, participou do evento representando o ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e teve a oportunidade de apresentar as atividades que desenvolve no Programa de Educação Ambiental da BR-262, no trecho Anastácio/Corumbá, e na formação continuada de professores indígenas da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana.
 
Na mesa redonda ?Formação de professores em ciências?, a professora Cristiane apresentou o projeto de alfabetização desenvolvido pelo ITTI com professores da Aldeia Lagoinha das séries iniciais nas línguas Terena e Portuguesa. Nesse trabalho, está sendo elaborado o livro ?Lições ambientais dos Terena?, com a colaboração dos professores Terena, para que os próprios indígenas produzam seu acervo para a educação das crianças.
 
Com o tema ?Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências?, o evento debateu a formação de professores em Ciências e contou com várias atividades, entre elas, palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos. Cerca de 300 pessoas de vários países, como Chile, Venezuela, México, França, Espanha e Portugal, participaram da conferência, que teve como objetivo construir uma rede de professores e pesquisadores latino-americanos em Educação em Ciências de todos os níveis educativos para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhoria da Educação em Ciências e para Revista Latino-Americana de Educação em Ciências.
 
O evento foi organizado pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas) em parceria com a Universidade Nilton Lins; o IPN (Instituto Politécnico Nacional) e o IEC (Instituto de Educação em Ciências), ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Lapen (Rede Latino-Americana de Educação em Física); a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).
 
BR-262 ? Faço Parte deste Caminho
 
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). As atividades têm o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Dois homens são mortos degolados e deixados em rua de terra em MS

2
Aquidauana

Rio Aquidauana continua subindo, chega a 6,5 metros e previsão é de mais chuva

3
Aquidauana

"Uma propaganda muito positiva da nossa região" diz Odilon sobre gravações da novela Pantanal

4
Geral

Por conta das chuvas, moradores sofrem com alagamentos em Aquidauana

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Bom Clima

Marechal Mallet, 1050 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2634
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
Fale com a redação