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Professora da UFPR/ITTI participa de Conferência Latino-americana de Ciências

Durante o evento, Cristiane Gioppo apresentou as atividades que realiza com os professores da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana

Cristiane (à dir) durante a primeira edição da Conferência Lasera 2013 / Divulgação

Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizada em Manaus (AM) a primeira edição da Conferência Lasera 2013 ? Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação em Ciências. A professora e pós-doutora em Educação, Cristiane Gioppo, participou do evento representando o ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e teve a oportunidade de apresentar as atividades que desenvolve no Programa de Educação Ambiental da BR-262, no trecho Anastácio/Corumbá, e na formação continuada de professores indígenas da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana.
Na mesa redonda ?Formação de professores em ciências?, a professora Cristiane apresentou o projeto de alfabetização desenvolvido pelo ITTI com professores da Aldeia Lagoinha das séries iniciais nas línguas Terena e Portuguesa. Nesse trabalho, está sendo elaborado o livro ?Lições ambientais dos Terena?, com a colaboração dos professores Terena, para que os próprios indígenas produzam seu acervo para a educação das crianças.
Com o tema ?Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências?, o evento debateu a formação de professores em Ciências e contou com várias atividades, entre elas, palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos. Cerca de 300 pessoas de vários países, como Chile, Venezuela, México, França, Espanha e Portugal, participaram da conferência, que teve como objetivo construir uma rede de professores e pesquisadores latino-americanos em Educação em Ciências de todos os níveis educativos para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhoria da Educação em Ciências e para Revista Latino-Americana de Educação em Ciências.
O evento foi organizado pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas) em parceria com a Universidade Nilton Lins; o IPN (Instituto Politécnico Nacional) e o IEC (Instituto de Educação em Ciências), ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Lapen (Rede Latino-Americana de Educação em Física); a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).
BR-262 ? Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). As atividades têm o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

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