31 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Eventos

Professora da UFPR/ITTI participa de Conferência Latino-americana de Ciências

Durante o evento, Cristiane Gioppo apresentou as atividades que realiza com os professores da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana

30 OUT 2013 - 14h15min
redação
Entre os dias 22 e 25 de outubro foi realizada em Manaus (AM) a primeira edição da Conferência Lasera 2013 ? Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação em Ciências. A professora e pós-doutora em Educação, Cristiane Gioppo, participou do evento representando o ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e teve a oportunidade de apresentar as atividades que desenvolve no Programa de Educação Ambiental da BR-262, no trecho Anastácio/Corumbá, e na formação continuada de professores indígenas da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana.
 
Na mesa redonda ?Formação de professores em ciências?, a professora Cristiane apresentou o projeto de alfabetização desenvolvido pelo ITTI com professores da Aldeia Lagoinha das séries iniciais nas línguas Terena e Portuguesa. Nesse trabalho, está sendo elaborado o livro ?Lições ambientais dos Terena?, com a colaboração dos professores Terena, para que os próprios indígenas produzam seu acervo para a educação das crianças.
 
Com o tema ?Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências?, o evento debateu a formação de professores em Ciências e contou com várias atividades, entre elas, palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos. Cerca de 300 pessoas de vários países, como Chile, Venezuela, México, França, Espanha e Portugal, participaram da conferência, que teve como objetivo construir uma rede de professores e pesquisadores latino-americanos em Educação em Ciências de todos os níveis educativos para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhoria da Educação em Ciências e para Revista Latino-Americana de Educação em Ciências.
 
O evento foi organizado pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas) em parceria com a Universidade Nilton Lins; o IPN (Instituto Politécnico Nacional) e o IEC (Instituto de Educação em Ciências), ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Lapen (Rede Latino-Americana de Educação em Física); a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas); e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).
 
BR-262 ? Faço Parte deste Caminho
 
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de duplicação na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). As atividades têm o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Oral Sin_01
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Policiais de Anastácio prendem traficantes em três pontos da cidade

2
Geral

Ainda descamisado, seu Zé é "blindado" até no frio de 6ºC

3
Anastácio

Jovem é preso com 12 pacotes de maconha em Anastácio

4
Informe Publicitário

Itajú Eco Hotel reabre as portas em agosto como o seu mais novo point turístico sul-mato-grossense

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min11 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min11 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo