A V Conferência Municipal de Saúde deverá reunir mais de 500 pessoas, entre usuários da Rede Municipal de Saúde, trabalhadores do segmento e gestores dos postos de centros regionais. A intenção é discutir a atual situação dos serviços de saúde em Campo Grande e formular novas formas de atendimento ao usuário que proporcionem melhoria na qualidade de vida.
O Encontro que é promovido pelo Conselho Municipal de Saúde tem como tema central "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento". Os trabalhos acontecem na Câmara Municipal de Campo Grande a partir das 7h30min desta quinta-feira (02/08) e se estendem até o próximo sábado (04/08) com palestras, mesas redondas e discussões em plenária que acontecem durante todo o dia.
Nesta quinta-feira, a V Conferência terá a abertura oficial, às 13h30min, feita pelo prefeito Nelson Trad filho. No primeiro dia do evento, o secretário Municipal de Saúde, Luís Henrique Mandetta irá proferir a palestra "Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento no Município de Campo Grande".
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleonice Alves de Albres, os debates estarão centrados em Qualidade de Vida e Direito Humano à Saúde. "Pretendemos discutir a relação entre saúde e trabalho, ambiente, educação, moradia e lazer, transporte, saneamento, condições de alimentação e o modo de organização social", afirma Cleonice Albres. Outro ponto apresentado pela presidente do Conselho está relacionado à importância da participação da população que irá debater sobre o Sus no município e a adequação do Serviço às necessidades do usuário.
A Conferência estará focada em três eixos principais: o primeiro abordará os desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI envolvendo o Estado, a sociedade e padrões de desenvolvimento. O segundo eixo retratará as políticas públicas para a saúde e qualidade de vida, relacionando o SUS, a Seguridade Social e o Pacto pela Saúde. As discussões do terceiro eixo estarão relacionadas a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.
Entre os especialistas convidados para a Conferência estão o a Conselheira Nacional de Saúde, Dra. Gusélle Tannous, o representante do Ministério da Saúde, Dr. Newton Sérgio Lopes Lemos e o professor da Unicampa, mestre em Saúde Pública, Dr. Carlos Neder. As decisões e propostas discutidas durante a Conferência Municipal serão encaminhadas para VI conferência Estadual de Saúde que acontecerá em setembro. Também haverá a escolha de 32 delegados que vão representar o município de Campo Grande neste evento.
Majestosa
Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral
Sorte
Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
Voltar ao topo