A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima a ocorrência anual de 2,2 milhões de mortes decorrentes de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, para uma população economicamente ativa de 2,837 bilhões de pessoas. Anualmente, são gastos 4% do PIB mundial com acidentes de trabalho.
A informação sobre os números reais de acidentes e mortes relacionados ao trabalho no Brasil é considerada deficiente. Há expectativa de que milhares de casos não sejam comunicados oficialmente aos órgãos responsáveis. O Anuário Brasileiro de Proteção aponta que o Brasil, que ocupa a quinta posição em número de trabalhadores, situa-se na nona posição no número de acidentes e em quarto lugar no número de mortes no trabalho. No PaÃs são gastos R$74 bilhões com acidentes desse tipo e são os setores da construção civil, agricultura e mineração os que mais registram acidentes.
Em 2004, Mato Grosso do Sul registrou 6.010 acidentes de trabalho, com 61 óbitos, num universo de 391.660 trabalhadores.
à o engenheiro de segurança do trabalho o profissional habilitado a executar os conjuntos de medidas que são adotados visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Com o intuito de promover debates sobre as ações desta área da Engenharia de Segurança do Trabalho, ao mesmo tempo em que comemorar o Dia do Engenheiro do Trabalho00, a Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (ASMEST) e a Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEST) do Crea-MS realizam a 1ª Semana da Engenharia de Segurança do Trabalho no dia 27 de novembro, das 13h30 às 18h30, no Crea-MS. Da semana ainda fazem parte o curso Gerenciamento de SST: Aspectos legais que envolvem o Gerenciamento da SST e apresentação do software "dataSESMT", no dia 30 de novembro e o mini-curso Fator Acidentário de Prevenção - FAP e Nexo Técnico Epidemiológico - NTE, no dia 1º de dezembro.
O evento é direcionado a engenheiros e técnicos de segurança do trabalho e demais profissionais da área de segurança e saúde no trabalho e as inscrições podem ser feitas por meio do site www.creams.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-1026.