Com três apresentações em diferentes locais, o grupo curitibano CiaSenhas de Teatro trouxe ao 4º Festival América do Sul o desafio de levar a arte teatral ao público na rua, sem palco ou cenário. A produção "A Farsa de Mary Help", passou por uma escola e uma feira livre de Ladário, e terminou sua temporada de festival em grande estilo: no fim de tarde de domingo (19), mais de 200 espectadores, rodeavam os atores, rindo, interagindo e acompanhando atentamente a estória.
A montagem é uma recriação de "As Preciosas Ridículas", do dramaturgo francês Molliére, e foi feita especialmente para apresentações de rua. Em 40 minutos de espetáculo, três atores e três músicos encenam o dilema de Mary Help, que procura um pretendente rico e inteligente para casar. O pai (o Velho) e o noivo (o Entregador) são os outros personagens. Louco para desencalhar a filha, o Velho não é tão exigente quanto ela e combina uma farsa com o pretendente pobre para enganar a desengonçada Mary.
Difícil dizer como cada um dos espectadores compreendeu particularmente a estória: a platéia na praça era formada por gente miúda que ainda está trocando os dentes de leite, e também por jovens e adultos de todas as faixas etárias. Estavam lá casais, famílias, outros artistas do festival. Para a diretora e autora do texto, Sueli Araújo, o desafio de chegar a todos os públicos é parte da emoção dessa arte. "A rua é o espaço coletivo, ta todo mundo ali, e a gente chega a todos os públicos". Não é difícil, segundo ela, quando o instrumento é o riso. "A comédia tem essa linguagem universal".
A companhia
A companhia curitibana CiaSenhas de Teatro trabalha desde 1999 e já montou oito espetáculos entre rua e palco. Além de Sueli a equipe conta com as atrizes Anne Celli (Mary Help), Greice Barros (o Velho) e Luiz Bertazzo (o Entregador), corumbaense que agora vive em Curitiba. "É emocionante poder mostrar o que eu tenho feito para as pessoas que são minhas referências aqui", ele contou.
Atuando como músicos na peça estão Ari Giordani, Patrícia Savani e Sueli Araújo. O grupo tem ainda a produtora Márcia Moraes.
Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, Márcia disse que estar "nessa cidade no Pantanal e durante um festival com representantes de tantas culturas é estar num lugar privilegiado".
Internacional
Aeronave decolou de Beirute, às 13h15, desta quarta-feira
Polícia
Droga estava escondida em caminhonete
Voltar ao topo