Uma das maiores expressões do teatro mato-grossense, o grupo cuiabano Teatro Fúria realiza temporada de apresentações pela região Centro-Oeste. Em Campo Grande, no sábado (27/10), às 20h, o Espaço do Teatral Grupo de Risco recebe a peça "Nepal", premiada em diversas categorias e também em cartaz no Centro Cultural José Octávio Guizzo no domingo (28/10), às 20h. A temporada em MS tem patrocínio do Ministério da Cultura e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Peça escrita em 1995, "Nepal" foi o primeiro espetáculo montado pelo Teatro Fúria, e desde sua estréia já se apresentou com êxito por quase todo o Brasil, premiado em vários festivais brasileiros como melhor dramaturgia, melhor ator, melhor espetáculo e melhor direção. Perto do fim do mundo, os últimos habitantes da Terra se encontram (por acaso ou não) no Nepal e, condenados a morte, deve reinventar uma nova convenção social, um novo sentido para a vida. Na encenação, o cenário é reduzido e o conflito se materializa por meio de jogos com cordas que representam o poder, que as personagens disputam incessantemente em batalhas egocêntricas, patéticas, engraçadas e comoventes.
O Teatro Fúria, criado em 1998, atualmente conta com cinco componentes, oito peças montadas e mais de 300 apresentações em mais de 40 cidades de 17 estados do país, com participações destacadas nos festivais de Teatro de Curitiba (2001, 2006, 2007), no de Londrina - FILO (2001) e no projeto Palco Giratório do Sesc Nacional (2003). Desde então, o Teatro Fúria vem desenvolvendo os mais diversos trabalhos, com as mais variadas linguagens, intervenções humanas, teatro de rua, performances e outros artefatos teatrais. O grupo tem no seu currículo, além dos festivais e projetos de circulação nacional, projetos sociais e campanhas institucionais.
A temporada já passou pelas cidades de Brasília (DF), Três Lagoas (MS) e após Campo Grande, passará também por Goiânia (GO) e nas cidades de Cuiabá, Sinop, Sorriso e Diamantino no Mato Grosso. Em Campo Grande, o grupo também apresenta espetáculos fechados nos dias 25 e 26, com a peça "Frederica", espetáculo que transporta para o espaço cênico a atmosfera do universo esquizofrênico. No dia 25 (quinta), o grupo se apresenta para o curso de psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e no dia 26 (sexta) para o curso de psicologia da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Ingressos por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para estudantes, com a apresentação da carteirinha. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h. O Espaço do Teatral Grupo de Risco fica na rua José Antônio, 2170.
Economia
Duas projeções diferentes, divulgadas nesta terça (14), apontam que a produção de grãos, leguminosas e oleaginosas devem superar a do ano passado, com índice entre 8% e 10%
Educação
O procedimento da matrícula é feito on-line
Voltar ao topo