X
Geral

FAMASUL informa sobre modificações no Estatuto do Desarmamento

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Ademar Silva Junior, enviou Carta Circular a todos presidentes dos sindicatos rurais de MS, informando sobre as modificações no Estatuto do Desarmamento (Lei nº10.826/2003) no que diz respeito à categoria econômica rural.


Tais modificações foram determinadas pela Medida Provisória nº 417/2008, publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de Fevereiro de 2008.


Entre outras modificações, constam da Medida Provisória a prorrogação de prazos para renovação de registros de propriedades de armas de fogo, expedidos por órgãos estaduais; a prorrogação do prazo para solicitação de registro de arma de fogo de fabricação nacional e uso permitido, bem como o registro de armas de fogo, de  procedência estrangeira e uso permitido, desde que fabricadas até 1997.


Estão previstas ambém, na referida Medida Provisória, a renovação da isenção de pagamento de taxas relativas ao registro e renovação de registro de armas de fogo; expedição de segunda via  de registro; expedição de porte federal, e ainda, renovação e expedição de segunda via de porte federal de arma para os residentes em áreas rurais que comprovem a necessidade do uso da arma para prover sua subsistência alimentar familiar.


Vale lembrar que as modificações impostas ao Estatuto do Desarmamento, pela Medida provisória nº 417/2008 já estão em vigor. Entretanto elas ainda devem ser convertidas em lei, pelo Congresso Nacional, para que continuem sendo aplicadas, transcorridos 60 (sessenta) dias a partir de sua publicação, prorrogáveis por mais 60 (sessenta) dias, conforme o art. 62 da Constituição Federal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo