X

Geral

MS: Bares terão de reservar mesas para deficientes

Lei foi publicada no Diário Oficial no dia 6 de setembro. Estabelecimentos terão 90 dias para se adaptar a nova legislação.

Compartilhe:

A-

A+

Representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional de Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS) se reuniram nesta quarta-feira (14) com a direção do Procon, em Campo Grande, e assinaram um acordo que prevê um prazo de 90 dias para que os estabelecimentos possam se adaptar a lei estadual que prevê a reserva miníma de 5% de mesas e cadeiras para uso de deficientes físicos, idosos e gestantes.
 
A lei, segundo o Procon, foi publicada no Diário Oficial no dia 6 de setembro. Além de bares e restaurantes, o texto determina a reserva de vagas em shopping centers, galerias, lanchonetes e estabelecimentos comerciais do gênero em Mato Grosso do Sul.
 
O Procon aponta ainda que os estabelecimentos também terão de adaptar assentos para cadeirantes o que implica na implantação de rampas ou elevadores, com portas que permitam a passagem de cadeiras de rodas, além de aparelhos sanitários apropriados para o uso de deficientes.
 
O presidente da Abrasel/MS, Rúbio Sérgio Moraes, disse que em alguns casos específicos o prazo para adaptação do estabelecimento a lei pode ser ampliado. ?Por exemplo, nos casos dos elevadores. O prazo pedido pelo fabricante para e entrega do produto é de seis meses. Se a fiscalização for nesse estabelecimento e cobrar o elevador, o comerciante tem que provar que não fez a adaptação ainda por conta do equipamento não estar disponível?, explica.
 
Moraes avalia ainda que a lei em alguns pontos pode ser aprimorada e diz que pretende mobilizar outros setores envolvidos para estimular a discussão neste sentido.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prova do Enem começa neste domingo (08)

FIQUE ATENTO

Prova do Enem começa neste domingo (08)

Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

PERIGO

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo