Em ?carta aberta aos advogados?, publicada hoje (24), no jornal Correio do Estado, a diretoria da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) afirma que todos os seus integrantes, conselheiros federais, mais de dois terços do Conselho Seccional e membros de diversas comissões, deliberaram pela renúncia coletiva ?para que a Ordem retorne ao seu leito histórico através de novas eleições a serem convocadas pelo Conselho Federal?.
No texto, a diretoria declara ainda que a decisão foi difícil e os renunciantes a tomaram ?cortando sua própria carne para cumprir compromissos assumidos?.
O objetivo é acelerar a destituição de Júlio Cesar Souza Rodrigues do cargo de presidente da OAB/MS, já que o processo de afastamento dele, em andamento no Conselho Federal, deve demorar muito tempo, com o risco de não terminar em impeachment.
Como solução, os advogados resolveram abdicar de seus mandatos para provocar nova eleição da diretoria da Ordem.
?Lamentavelmente, como é de conhecimento geral, o presidente Julio Cesar, traindo os compromissos éticos e seus companheiros, envolveu-se em um vergonhoso escândalo, comprometendo profundamente a credibilidade da Instituição não só perante os advogados, mas também perante toda sociedade, ao renegar os compromissos assumidos na campanha eleitoral, além de adotar uma prática totalitária para encobrir seus atos (...)?, diz a carta aberta.