X

Ciclone

Apesar de estragos em outros estados, "ciclone bomba" chegou fraco a MS

Itaquiraí foi a cidade onde os ventos foram mais intensos e atingiram 65,5 km por hora

Compartilhe:

A-

A+

Mesmo com alerta de vendaval emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a passagem do “ciclone bomba” chegou fraca e não provocou estragos em Mato Grosso do Sul, ao contrário de estados do Sul do País que contabilizam incontáveis estragos. Por aqui, os ventos chegaram a 65,5 km por hora e segundo a Coordenadoria estadual de Defesa Civil, nenhuma das coordenadorias municipais notificou incidentes em decorrência dos ventos.

No Estado, Itaquiraí foi a cidade onde os ventos foram mais intensos e atingiram 65,5 km por hora. Em seguida, na lista aparecem Ivinhema com 64 km, Juti com 63,36, Rio Brilhante com 61,56 e Corumbá com 60.84 km por hora. Em Campo Grande, os ventos chegaram a 59.04 km por hora.

“Conversamos com a meteorologista do Cemtec e tivemos a informação de que aqui no Estado as coisas não chegariam na mesma intensidade como aconteceu no sul do País”, comenta o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarinelli. Segundo ele, nenhuma das coordenadorias municipais notificou estragos pelos municípios do Estado.

No Sul do País os ventos chegaram a 120 km por hora e o ciclone provocou destruição por onde passou. Em Santa Catarina, por exemplo, foram oito mortes e inúmeros registros de quedas de árvore e casas destelhadas. O governo local contabilizou pelo menos 700 mil casas sem energia elétrica.

“Ciclone bomba” - Os ventos têm origem na formação de uma nova onda frontal com ciclone extratropical posicionado ao litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a ocorrência de rajadas de vento. A formação deste ciclone é conhecida pelos meteorologistas como “ciclone bomba” e ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai de forma significativa num período de 24 horas.

Conforme o Cemtec, apesar do nome assustador, é um fenômeno comum causador de vento como qualquer ciclone.

Veja as imagens dos estragos registrados em Santa Catarina: 
 


 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Internada, Ana Azevedo abre os olhos e apresenta sinais de recuperação

Corrente de orações

Internada, Ana Azevedo abre os olhos e apresenta sinais de recuperação

Professora e influenciadora de Aquidauana segue internada em Campo Grande; sedação está sendo reduzida gradualmente

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 34 vagas de emprego nesta quarta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 34 vagas de emprego nesta quarta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo