X

Operação Acolhida

Embaixadora se encontrará com imigrantes para 'Raio-X' de venezuelanos em Dourados

Ela disse que a intenção é conhecer de perto a forma como estão vivendo na cidade. 

Compartilhe:

A-

A+

A agenda da embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, em Dourados, contará também com uma reunião junto de líderes dos imigrantes daquele país na intenção de realizar um ‘raio-x’ da situação que esses refugiados se encontram no município. 

Em entrevista ao Dourados News na manhã de hoje (20), ela disse que a intenção é conhecer de perto a forma como estão vivendo na cidade. 

“A primeira situação é conhecer e escutar o que está acontecendo em Dourados. Moro em Brasília (DF), as realidades são diferentes. Queremos [governo da Venezuela] saber, quantos [refugiados] estão legais e os ilegais para criar uma estratégia com as autoridades”, disse, antes de entrar no CAM (Centro Administrativo Municipal) para agenda com o prefeito Alan Guedes (PP), secretariado e vereadores.  

Um encontro está agendado para as 17h numa espécie de ‘casa apoio’ usada pelos refugiados. As conversas continuam amanhã (21). 

A embaixadora também citou a intenção colher mais informações sobre os venezuelanos que vieram no início da Operação Acolhida, promovida pelo Governo Federal em 2018. De acordo com o ‘Mapa da Interiorização’, são 2.558 pessoas morando legalmente no município – o que mais recebeu venezuelanos no interior do Brasil -, atuando em vários setores como construção civil e indústria de transformação. 

“É a primeira vez que a embaixada vem a Mato Grosso do Sul e eu precisava vir a Dourados. Há muitos venezuelanos que chegaram aqui desde a interiorização na Operação Acolhida para atuar em frigoríficos. Infelizmente uma nova imigração ocorreu de pessoas que não têm documentos. Então estou conhecendo de perto o que acontece”, relatou. 

Ontem, Maria Teresa esteve em Campo Grande e se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

Ao chefe do Executivo estadual, ela solicitou apoio para regularizar os imigrantes que entraram de forma ilegal no país e residem no Estado, além de ajuda em relação à segurança pública. 

O receio da Embaixada é que os venezuelanos ilegais sejam aliciados por facções criminosas que atuam no Brasil. 
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aulas seguem suspensas nesta terça em escolas rurais de Aquidauana

Chuvas

Aulas seguem suspensas nesta terça em escolas rurais de Aquidauana

Medida vale para as Escolas Pantaneiras e unidades de seis localidades de Aquidauana. Chuva continua caindo nesta segunda-feira, após o temporal com granizo registrado no domingo

Anastácio tem cinco candidatos acima de mil votos para deputado federal

ELEIÇÕES 2026

Anastácio tem cinco candidatos acima de mil votos para deputado federal

Camila Jara liderou a votação no município, seguida por Beto Pereira e Rose Modesto. Dos oito eleitos por Mato Grosso do Sul, sete apareceram entre os nomes mais votados na cidade

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo