X

Justiça

Estudo do Banco Mundial destaca trabalho de cartórios de MS

Compartilhe:

A-

A+

A recente divulgação do relatório Doing Business, pelo Banco Mundial, aponta a qualidade do trabalho de três cartórios de registros de imóveis da Capital onde se colheu, analisou e foram checadas informações com vários agentes, em um procedimento de auditoria padrão realizado pelo Banco Mundial no mundo inteiro.
 
E as conclusões do Doing Business trazem dados positivos para Mato Grosso do Sul, sendo motivo de orgulho para o Tribunal de Justiça, já que é a Corregedoria-Geral de Justiça responsável pela regulamentação e fiscalização dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais, entre eles os de registro de imóveis. 
 
Um dos aspectos analisados pela auditoria mundial é a facilidade na transferência de propriedades imobiliárias, abrangendo os custos e a burocracia envolvida com a documentação necessária para formalizar os atos. Especificamente quanto à transmissão de propriedades, considerando-se o tempo para obtenção de documentos, lavratura de escritura ou contratos bancários e registro do ato, Mato Grosso do Sul tem uma média de duração de 29,5 dias, contra 63,7 dias da América Latina e Caribe. 
 
Os custos de transação em território sul-mato-grossense também foram analisados e detectou-se que são de 2,9% do valor do imóvel contra 5,9% da América Latina e Caribe, sendo mais barato que nos países desenvolvidos de alta renda, onde o custo médio é de 4,2% do valor do imóvel. O índice de qualidade fundiária do Estado também é superior à medida da América Latina.
 
Em termos de eficiência e barateamento de custos para os usuários quanto ao registro de propriedades, comparando-se com outros 25 Estados e o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul ficou em 6º lugar, o que significa estar em uma posição privilegiada. Os números do relatório destacam que Mato Grosso do Sul fica abaixo da média nacional nos custos para o registro da propriedade e acima da média na eficiência do serviço prestado. 
 
Saiba mais – O relatório Doing Business mede a eficiência administrativa do Estado para facilitar o ambiente de negócios, colhendo dados no mundo inteiro e realizando comparações entre diferentes países e, internamente, entre os diferentes Estados.
 
Ressalte-se que o Doing Business abrange serviços fora da alçada do Tribunal de Justiça, como por exemplo a facilidade para abertura de empresas, obtenção de crédito, pagamento de impostos, dentre outros. 
 
Além disso, mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias e cidades selecionadas nos níveis subnacional e regional, sendo o estudo uma forma de medir que serve de ferramenta para se medir o impacto das regulamentações sobre as atividades empresariais ao redor do mundo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Domingo de eleição será de muita chuva em Aquidauana e Anastácio

PREPARE-SE

Domingo de eleição será de muita chuva em Aquidauana e Anastácio

Previsão indica cerca de 30 milímetros de chuva e temperaturas entre 24°C e 27°C; eleitores devem ficar atentos às condições do tempo.

Rodolfo Azuaga recebe prêmio de Empresário Destaque 2026

RECONHECIMENTO

Rodolfo Azuaga recebe prêmio de Empresário Destaque 2026

Empresário de Aquidauana foi homenageado pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul por sua trajetória no setor de gastronomia.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo