Ocorreu na noite de 23 de agosto último, uma manifestação estudantil na Unidade I do Campus da UFMS de Aquidauana. Os acadêmicos de turismo, geografia licenciatura/bacharelado apoiados pelos alunos da biologia, entregaram ao diretor do Campus uma moção de repúdio diante do parecer desfavorável do Conselho de Campus à resolução 057 do Departamento de Geociências que foi decidida em reunião do mesmo em 14/08/07.
Esta resolução trata da deliberação do Departamento de Geociências ao remanejamento de um Professor de Corumbá que viria para Aquidauana atender aos cursos de Turismo, Geografia Bacharelado/Licenciatura e Mestrado de Geografia, este remanejamento se faria possível em virtude da existência de uma vaga para contratação de professor, direcionada ao departamento.
O curso de turismo de Aquidauana tem 8 anos de existência, conta com
apenas um professor efetivo turismólogo e aguardava que a próxima vaga
para contratação no departamento seria para abertura de concurso público na área para suprir tal demanda. Todavia a vaga foi destinada para a geografia, com vistas à demanda de doutores na área pelo curso de Mestrado, este que solicitou a abertura de concurso para suprir suas
necessidades. Vindo em contraditório a decisão do departamento, gerando
assim pauta para a reunião do conselho de Campus que é formado pelo
Diretor do Campus, Chefes de Departamentos e Coordenadores de curso, que optaram em atender a determinação do mestrado, mesmo diante de um abaixo assinado entregue pelos acadêmicos contendo uma grande adesão de alunos dos cursos interessados. Desfavorecendo a determinação do Departamento de Geociências impedindo desta maneira a vinda de um professor que iria somar a instituição em quatro frentes os cursos de geografia licenciatura/bacharelado, turismo e mestrado uma vez que o professor é doutor em geografia e trabalha na área de geografia do turismo.
Descontentes com o acontecido os acadêmicos se viram no direito de mostrar a indignação quanto a decisão que não tendem a somar ao aprendizado e exercem apenas atos políticos para suprir interesses de poucos, desvalorizando assim o interesse daqueles que serão os futuros profissionais do estado de Mato Grosso do Sul.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo