24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
SEEU

Agepen contribui na emissão de documentos civis de reeducandos em MS

6 FEV 2021 - 10h15min
Agepen

Com objetivo de facilitar o acesso aos documentos civis básicos das pessoas em situação de prisão, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) participa de ações e parcerias, a nível estadual e nacional, para fomentar a emissão e a regularização dos documentos pessoais.

Campanha Supermercado Atlântico_Quinta 02

Nesse contexto, está o Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por intermédio do Programa Fazendo Justiça.

O novo módulo de Documentação Civil consiste em um conjunto de funcionalidades que permite gerenciar as ações de emissão de documentação civil para pessoas custodiadas pré-egressas, ou seja, cuja progressão de regime ocorra em até 180 dias.

Dentre os documentos estão Certidão de Casamento e/ou Nascimento, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e Título de Eleitor.

No estado, a operação do Fluxo de Emissão de Documentação no SEEU é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Promoção Social, que atua conjuntamente com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e o Conselho Nacional de Justiça.

Conforme a chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, Marinês Savoia, esse sistema reúne todas as informações necessárias sobre esses documentos dos apenados e a ausência de registro pode indicar que, de fato, a pessoa não possui a documentação ou que a informação de sua emissão ainda não foi registrada.

Firmada em dezembro do ano passado, a parceria visa análise da documentação dos custodiados, conforme listagem enviada pelo SEEU. O setor psicossocial de cada unidade penal do estado fica responsável pela verificação, inclusive nos prontuários e cadastros locais, atualizando quando necessário.

Caso os documentos não sejam localizados, os servidores solicitam aos órgãos emissores, podendo contar ainda, com o apoio da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), entidade com a qual o CNJ possui Acordo de Cooperação instituído para providenciar a emissão dos documentos sob sua responsabilidade.

A partir da emissão, a Divisão de Promoção Social consolida a lista com os dados dos documentos obtidos, realiza o upload do arquivo no SEEU, que os utiliza para atualizar o seu banco de dados.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a integração dos trabalhos com órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal garante um cumprimento de pena ainda mais efetivo a homens e mulheres em situação de prisão.

“A unificação do banco de dados, a nível nacional, facilita o acesso e agiliza a emissão de documentos pessoais imprescindíveis para o pleno exercício da cidadania dos custodiados, fator crucial para a reintegração social de forma eficiente”, destaca o dirigente.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Juntos até na hora da morte, casal se despede da vida com diferença de minutos um do outro

2
Policial

Mãe matou e foi passear com bebê já sem vida na casa de amigas em Campo Grande

3
Policial

Fazenda em Anastácio é invadida e caso é registrado na polícia

4
Geral

Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Oral Sin Implantes comemora 1 ano de sorrisos perfeitos

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Segurança Predial

Proteção Geral

Rua Pandiá Calógeras - em frente a Enersul, 514 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1074
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo