X
Geral

Alunos da UFGD farão intercâmbio na Universidade do Porto

Layla Cristina Iapechino Souto, Bruna Cambraia Garms e Valmor Alovisi Júnior estão fazendo os últimos preparativos para embarcar para Portugal na próxima semana. Eles são os alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que vão participar do intercâmbio na Universidade do Porto, de fevereiro a julho de 2010.

Nesta segunda-feira (1º), eles estiveram em reunião com o chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD, Prof. Dr. Marcos Antônio da Silva, e informaram que em 10 de fevereiro, quarta-feira da semana que vem, já estarão em Portugal, terão reunião dia 12 na Universidade do Porto sobre o intercâmbio e no dia 17 começarão as aulas.

BOM PARA OS ALUNOS

Para Layla Souto, que faz Letras na UFGD, essa é uma ótima oportunidade de viver novas experiências e fazer intercâmbio ainda na Graduação. Ela imaginava estudar um período fora do país durante a Pós-Graduação e quando soube desse convênio com a Universidade do Porto, decidiu aproveitar a chance e antecipar a realização dessa meta. “Pode até demorar um pouquinho mais para eu terminar meu curso aqui, mas esse tempo lá vai valer muito à pena”, disse Layla.

Também de olho no diferencial acadêmico e profissional, Valmor Alovisi Júnior, aluno de Gestão Ambiental, correu atrás dessa oportunidade de intercâmbio e agora destaca a possibilidade de enriquecer o currículo e conhecer diferentes culturas e visões de mundo. “Quanto mais peças no mosaico, mais bonito ele fica”, afirmou, contando que deseja ainda viajar para outros países, se possível conhecer a cultural oriental, por exemplo, e ter contato com outros modos de ver o mundo.

Entre as vantagens do intercâmbio, o chefe do ESAI, Marcos Antônio da Silva cita o crescimento pessoal, a formação acadêmica mais ampla, uma maior perspectiva de mundo e uma vivência no currículo que pode destacar esses alunos em seleções no mercado de trabalho ou na Pós-Graduação.

BOM PARA A UFGD

Além da experiência pessoal, esses alunos estarão divulgando a UFGD em Portugal e funcionando como pontos de atração de alunos e professores da Universidade do Porto para a UFGD, em intercâmbio de pessoas ou de projetos.

Marcos da Silva explica que eles estarão apresentando a universidade e o Estado de Mato Grosso do Sul e que isso poderá abrir novas portas para a UFGD, já que na Universidade do Porto estão acadêmicos de várias nacionalidades, muitos vindos do continente africano e de regiões como o Leste Europeu, por exemplo, que podem ter interesse pelo Brasil.

As vivências dos alunos durante o intercâmbio serão compartilhadas com a comunidade acadêmica durante palestras e eventos sobre a temática e servirão de experiência também para o Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) e para a internacionalização da UFGD, que ainda pode ser considerada uma universidade nova, já que completará cinco anos em julho de 2010.

SOBRE O INTERCÂMBIO

Esses estudantes se candidataram e foram aprovados para vagas para intercâmbio sob o abrigo do Acordo de Cooperação existente entre a Universidade do Porto e a UFGD.

O processo seletivo aconteceu em duas fases, incluindo a avaliação de histórico escolar pelas duas instituições, e avaliação, por parte do ESAI da UFGD, das condições sócio-econômicas para a estada no Porto durante o período de estudos, uma vez que este tipo de Acordo de Cooperação garante apenas a vaga para o aluno estrangeiro na instituição receptora.

A dedicação e um histórico escolar impecável fizeram destes alunos os primeiros estudantes da UFGD selecionados para a mobilidade acadêmica internacional em uma universidade cuja tradição e qualidade datam do século XVIII, sendo hoje a maior instituição de ensino superior e pesquisa de Portugal e uma das melhores da Europa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias

Corumbá

Homem é preso após invadir casa da ex e agredir o namorado dela

Ele foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como lesão corporal dolosa

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo