19 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Anastacianos elegem novos conselheiros tutelares

11 ABR 2008 - 10h20min
redação / Sonia Bambil

No último domingo, dia 06 de abril, foi realizada nas dependências da Escola Estadual Maria Corrêa Dias a votação para eleger os novos conselheiros tutelares da cidade de Anastácio. A votação iniciou às sete horas e terminou às dezessete, sendo com o encerramento da votação os votos já passaram a ser apurados e o resultado foi obtida às 23 horas.

Tricard Supermercado Atlântico_Sábado 02

Treze candidatos concorreram cinco vagas para serem titulares do Conselho Tutelar de Anastáio, sendo que foram eleitos titulares Patrícia Falcão, com 425 votos; Viviane Cavalheiro, com 282 votos; Rosanea Larréa, com 279 votos;  Leandra Haubert, com 270 votos e Maurílio Gomes, com 236 votos, sendo que a primeira, a quarta e o quinto colocado foram reeleitos.


Para suplentes foram eleitos: Vera Lúcia Ortega, com 199 votos; Rosemeire Mendes, com 199 votos; Maria Luíza Rivas, com 192 votos; Margareth Cristina, com 176 votos e Zezélia Borges, com 161 votos. Tendo em vista que Vera Lúcia e Rosemeire tiveram a mesma quantidade de votos, foi utilizado o primeiro critério de desempate para definir qual das duas seria a primeira suplente, onde Vera ganhou por possuir mais títulos de capacitações no trato de crianças e adolescentes.
Os demais candidatos Ozenir Rodrigues, com 143 votos; Mirlene Campos, com 136 votos e Maikely Cáceres, com 41 votos não foram eleitos. Foram contados ainda 59 votos nulos e 26 votos em branco.


O dia 06 de abril foi escolhido para que a votação fosse realizada foi escolhida em virtude de ser a data em que o representante do Ministério Público, Eduardo Fontiacelha de Rose estaria de plantão e assim pudesse acompanhar todo o processo realizado no dia da votação, assim como o fez.


Cada candidato teve direito a escolher um fiscal para acompanhar as votações, que foram realizadas em cinco seções, sendo elas divididas pelas iniciais dos nomes dos eleitores. Os fiscais desde que foi aberta a votação já se fizerem presentes e só deixaram a Escola onde a eleição foi realizada quando os votos todos já haviam sido contados.
A professora Josefa Luzia foi escolhida pelos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) para compor e dirigir a comissão eleitoral, tendo em vista a experiência que a mesma tem em trabalhos com apuração eleitoral.


O CMDCA foi o responsável pela organização e realização destas eleições, sendo que em uma reunião ordinária foram designados os membros da comissão eleitoral, sendo que esta comissão ficou responsável por todo o processo eleitoral, desde a elaboração do edital (aprovado pelo Ministério Público), realização das inscrições dos candidatos, das reuniões realizadas com os mesmos e do trabalho no dia da eleição. O CMDCA é composto por instituições governamentais e não-governamentais e foram escolhidas pessoas para serem membros do mesmo àquelas que tivessem disponibilidade de se empenhar no processo eleitoral, que buscasse a realização de um processo limpo e que não deixasse dúvidas a ninguém.
Os membros escolhidos para representarem o CMDCA são: Reginaldo Ângelo , Secretário de Promoção social e presidente do CMDCA, designado a dar o suporte técnico na eleição; Débora Carmo dos Santos, secretária executiva do CMDCA; Cristiane Batista de Arruda, assistente social; Aline Caunetto, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e Cristina Miranda, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que trabalha diretamente com as famílias.
Os mesários que trabalharam no domingo tinham, obrigatoriamente ser membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.


Os cinco conselheiros tutelares eleitos  são responsáveis por exercer a função de agente fiscalizador, na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Os mesmos tem que se fazer cumprir os deveres e obrigações das crianças e dos adolescentes de irem à escola, acompanhá-los quando os mesmos cometem atos infracionais  além de denunciar ao Juizado da infância e da Juventude e ao Programa de Proteção Especial que trata dos vitimizados por abuso, exploração, violência, negligência e maus-tratos, que em Anastácio é o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), coordenado pela assistente social Débora Carmo dos Santos.


A equipe do CMDCA agradece a população que apareceu em massa para votarem em seus candidatos, fruto, segundo Débora, do reconhecimento do trabalho realizado pelos candidatos no período eleitoral, pois eles se empenharam em suas candidaturas, percorrendo toda a cidade em busca de votos e que hoje, pela expressividade da votação, já tem seus trabalhos reconhecidos pela população anastaciana, onde 2.824 pessoas votaram para eleger os novos conselheiros tutelares da cidade.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

No Pantanal, onça monitorada é achada morta junto com outro felino e mais 17 animais

2
Geral

"Fiquei apavorada", diz empresária ao descobrir que homem ejaculou em carro

3
Geral

Motorista atropela cavalo em rodovia e uma pessoa é socorrida pelos bombeiros

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max24

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max24

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XVI: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/1602
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Seriema - 19/06
2
Entre em nosso grupo