28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Geral

Anastacio estimula a produção de iguarias da mandioca

14 FEV 2009 - 11h57min
anastácio notícias

O Município de Anastácio está conseguindo provar que não é só dono da melhor farinha de mandioca produzida artesanalmente em Mato Grosso do Sul, mas também produtor de deliciosas iguarias oriundas da mandioca. Na quinta-feira (12/02), foi encerrado o curso de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca. O evento foi na chácara do pequeno produtor rural Aristeu dos Santos, no Pulador, colônia nordestina onde ele mora há 55 anos.

Atlântico Super Center - Terça Verde do Real_28Set_09

Com o objetivo de estimular a produtividade das famílias rurais, o curso foi realizado pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar/MS e com a Prefeitura de Anastácio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. 14 produtores das colônias e assentamentos rurais participaram das aulas ministradas pela educadora do Senar/MS, Vilma Aquino Fortes.


Além de evitar o êxodo rural e aumentar a renda das famílias, o curso mostrou as deliciosas iguarias oriundas da mandioca. Incentivador desta cultura, o prefeito Cláudio Valério enfatizou que, pela qualidade, sabor e tradição, os pratos terão aceitação no mercado.


Valério lembrou da 4ª edição da Festa da Farinha, que será realizada em maio, na Rua Porto Geral, evento que dará oportunidade para os visitantes degustarem as iguarias da mandioca. Durante o curso, entre as iguarias, foram produzidos, farinha, polvilho, bife, palmito, biscoito doce, sequilhos, rosquinha nata, biscoito vento, bolo, bombocado, pudim, coxinha, charutinho, torta salgada, bolinho folha e torta de nata, todos derivados da mandioca.


Tradição


O prefeito Valério, que fez questão de participar do ato de encerramento do curso, ressaltou a altivez dos nordestinos que colonizaram aquela região. É o caso do "seo" Aristeu dos Santos, casado com Maria Francisca dos Santos. Pai de três filhos, o sergipano Aristeu mora há 55 anos na colônia Pulador e ainda mantém as tradições nordestinas. O prefeito convidou o nordestino para fazer "ao vivo" a farinha do Pulador, durante a Festa da Farinha.


Valério agradeceu a disposição do Senar/MS e do Sindicato Rural em promover vários cursos no Município e a presença do presidente da Associação dos Produtores Rurais das Colônias Pulador e Caramujo, Ronaldo Antônio dos Santos; do secretário de Cultura, José Édson dos Santos, juntamente com os produtores que concluíram o curso.


A iniciativa foi elogiada também pelo gerente do Banco do Brasil, Devanir de Souza Rodrigues. O vice-prefeito Douglas Figueiredo também participou do evento e falou sobre a importância do investimento no homem do campo, que tanto contribui para o desenvolvimento do Município. O Sindicato Rural de Anastácio foi representado por Gilberto Dias.


O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdevino Santiago, resumiu a ação como mais uma forma de diversificar a produtividade e atender com capacitação, aos produtores de Anastácio.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Associações e Sindicatos

Associação Comercial e Industrial de Aquidauana

Rua Estevão Alves Corrêa, 195 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2854
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo