13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Exposição

Aquidauana abre exposição gratuita em homenagem a Pe. Thiago

Padre foi pároco em Aquidauana e muito querido por todos na região

6 FEV 2021 - 11h00min
Cristiano Arruda

Começou nesta sexta-feira (5), a exposição “Amou-os até o fim”, que retrata a vida do Pe. Thiago, muito querido na região. O local fica na antiga estação ferroviária da cidade.  

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Thiago Palmeira Machado era natural de Ponta Porã e atuou como pároco em Aquidauana até o dia 20 de janeiro de 2019. No dia 27 de janeiro do mesmo ano, Padre Thiago, como era conhecido tomou posse junto a nova comunidade redentorista do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, onde começou suas atuações na promoção vocacional.

Amigos e familiares foram pegos de surpresa na manhã do dia 05 de fevereiro de 2019, com a morte do padre que na época tinha apenas 29 anos. O sacerdote teve uma complicação por conta de uma pancreatite e acabou não resistindo. 

Dois anos após a sua morte Aquidauana quis fazer uma homenagem para aquele que tanto fez pela cidade, pela população, pelos mais carentes, fez aquilo que amava, ajudar.
 
Todos aqueles que eram próximos do pároco podem matar um pouco da saudade visitando a exposição que foi aberta ao público na sexta-feira (5), com a presença da mãe do padre e até a primeira dama de Aquidauana. 

O Jornal O Pantaneiro foi até o local, e conversou com um dos responsáveis por organizar desde objetos pessoais de Thiago, até os feitos que o padre fez para a população.

Fernando Pace que é um dos responsáveis contou que Pe. Thiago estava sempre engajado em projetos que eram ligados a sociedade, “Ele era muito querido por todos. Após sua morte a cidade se entristeceu e a cidade sentiu a necessidade de homenagear aquele que tanto fez pela cidade, foi então que o Prefeito solicitou junto a Igreja Matriz que fizéssemos essa exposição”, conta. 

Padre Thiago criou a Abimc, que busca desenvolver ações educativas, de cunho moral, espiritual e de assistência social, para que seja realizada a promoção humana daqueles que mais necessitam, sem distinção de raça, sexo, nacionalidade, idade, credo religioso, posicionamento político e condição social, um meio de ligar a comunidade com a Igreja, o que deu muito certo. 

Além disso, o sacerdote ainda foi o responsável pela reforma da Igreja Matriz, que foi instituída no dia 4 de abril de 1912, pelo bispo diocesano de Corumbá, dom Cyrilo Paula de Freitas e em janeiro de 1930 assumiram a paróquia os Missionários Redentoristas. 

Fernando conta que cada vitral foi restaurado pelo padre Thiago, “ele fez questão de fazer isso quando assumiu a paróquia, esses vitrais lindos, que podem ser observados hoje, foram feitos por eles, que na época era quebrados”. 

Aqueles que forem até a exposição vão fazer uma viagem incrível, vão conhecer o padre desde a infância até a vida adulta. Thiago viajou por todas as fazendas do pantanal aqui na região, onde realizava casamentos, batizados, missas. Ele era tão querido que fazendeiros deixavam até seus aviões disponíveis, para caso ele precisasse. 

Quando Aquidauana sofreu por conta das condições climáticas que assolaram o município, ele quem estava lá preocupado e disposto a dar atenção e ajuda a quem precisasse. 

Pouco antes de morrer, padre Thiago teve um sonho, onde ele mesmo colocava em frente e igreja uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ele não conseguiu realizar o sonho, mas a igreja Matriz fez isso por ele. Ontem (5) a mesma completou um ano. 
 
“Ele realizava aos domingos missas matinais para as crianças, era uma das coisas que ele mais gostava”, afirmou Fernando dizendo que ele amava estar perto das crianças. 

Todas essas histórias podem ser apreciadas com a exposição que ficará aberta para o público de Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h e aos sábados de 09h às13h até o dia 26 de fevereiro. Exceto no feriado de carnaval de sábado até a quarta-feira.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Já...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Associação Comercial e Industrial de Aquidauana

Rua Estevão Alves Corrêa, 195 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2854
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo