X
Geral

Aquidauana: Católicos celebraram dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Nesta terça feira, foi feriado em Aquidauana em decorrência ao Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. Os preparativos em comemoração a data continuaram após 10 dias de inúmeras programações religiosas alusivas a data festiva.


Logo pela manhã de ontem, uma linda missa de Crisma de 84 jovens foi presidida pelo Bispo Dom Jorge, levando inúmeros fiéis à Igreja Matriz. Um grande sucesso também foi a realização da Missa dos Pantaneiros promovida na noite de segunda-feira, que homenageava principalmente os fiéis oriundos da zona rural dos municípios de Aquidauana e Anastácio.


Na noite desta terça-feira, aconteceu a Missa Solene de Nossa Senhora Imaculada Conceição às 19h30 que será realizada após a Reza do Terço, às 19 horas. Ambos foram presididos pelo Bispo Dom Jorge.


O encerramento das atividades alusivas ao Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição será no dia 12 de dezembro, com o Tradicional Festival de Prêmios Beneficente, na Praça da Igreja Matriz. Será uma grande alegria com sorteio de prêmios através das cartelas de bingo que podem ser adquiridas na Secretaria Paroquial ou no Jornal O Pantaneiro a R$ 12,00.


Além de Aquidauana, Nossa Senhora Imaculada Conceição também é padroeira de diversos municípios do país como Salvador, capital da Bahia e de de países como Portugal..


História
A Igreja Católica lembra solenemente, no dia 8 deste mês, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Vários padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: "cheia de graças", e "mais pura que os anjos". Já a Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade em aceitar o mistério da Imaculada Conceição. Foi o franciscano e teólogo Duns Scoto, no século XIII, quem tirou a dúvida ao mostrar que era conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser a mãe do Filho dele. Isso era possível para a Onipotência de Deus; portanto, Deus, de fato, a preservou.


Então, rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi introduzida no calendário romano. A própria Virgem Maria, em 1830, apareceu a Santa Catarina de Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". E quatro anos depois que a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma, em 1854, através da Bula "Ineffabilis Deus", do Papa Pio IX, "Maria isenta do pecado original", a própria Virgem, na sua aparição em Lourdes, confirmou a definição dogmática dizendo para Santa Bernardete Soubirous: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Escola Municipal Erso Gomes começa a ser reformada e transformada

Atualmente a escola tem 1.052 alunos matriculados, 70 professores e 20 funcionários

Trânsito

Carro tomba após batida em cruzamento de Corumbá

No carro estavam duas crianças

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo