Aquiadauana completa 121 anos nesta quinta-feira, 15 de agosto, e continua encantando quem passa por aqui. Conhecida como Cidade Natureza, devido à variedade de flora e fauna, Aquidauana possui muitas atrações e enche os olhos dos visitantes com seus cenários únicos. Situada na Serra de Maracaju, a cidade está somente 139 km de capital de Mato Grosso do Sul.
A posição estratégica fez com que a cidade recebesse os trilhos no século passado. A chegada da ferrovia acelerou o processo de desenvolvimento, fazendo com que Aquidauana fosse por alguns anos a cidade mais desenvolvida do sul do antigo Mato Grosso.
A ferrovia fez ainda com que a cidade se tornasse mais aberta e receptiva, abrindo oportunidades e um grande mercado de trabalho para as pessoas que vinham de outras regiões e se estabeleciam aqui.
Aquidauana foi ainda o primeiro município do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928. Além, do primeiro cinema com tela panorâmica.
Abençoada
Sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, o município, que na época da fundação tinha cerca de quarenta pessoas, hoje beira os cinquenta mil habitantes, sendo o 7ª maior centro urbano do estado.
Conecta-se ainda com o município de Anastácio através da Ponte da Amizade que cruza o Rio Aquidauana. Juntas, as duas cidades somam mais de 70 mil habitantes.
Seu nome no idioma Guaicuru significa "Rio Estreito". A cidade tem grande importância para o Pantanal (disputa com Cáceres (Mato Grosso), pois é a partir dela que os turistas têm acesso terrestre a região. Por ser o início do pantanal.
Seus rios são considerados excelentes para pesca, estando entre os mais piscosos do país. A cidade tem diversos pontos para safáris fotográficos e passeios ecológicos.
História
Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu, atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894. Foi elevado a distrito pela lei número 467, de 18 de dezembro de 1906e o município foi criado pela lei número 772, de 16 de julho de 1918 desmembrado de Miranda.
(Com informações do Wikipedia)