Na próxima segunda-feira (10), começa o primeiro curso em Polícia Comunitária nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul, promovido pela secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Corumbá será a primeira cidade a receber a capacitação.
No dia 17, será a vez de Aquidauana. Além da Polícia Militar, Polícia Civil e policiais rodoviários, também participam do curso representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lideranças comunitárias e agentes de saúde estarão aptos para apresentar propostas e mobilizar a comunidade com o objetivo de melhorar a segurança pública através da prevenção à criminalidade.
Em Campo Grande, já foram realizados três cursos nas regiões Central, Moreninhas e Imbirussu. Estão previstos 20 cursos de 44 horas/aulas cada, totalizando 1000 pessoas capacitadas em todo o Estado. "Os participantes irão saber quais as ações que poderão executar na comunidade, como mobilizar os moradores através de palestras, reuniões em escolas e de que forma interagir com os policiais, priorizando as necessidades da comunidade para melhorar a segurança pública", explica o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos de Santana Carneiro
A capacitação dos promotores de polícia comunitária também irá ocorrer nos municípios de Coxim, Três Lagoas, Naviraí, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina, Dourados e São Gabriel D'Oeste. Essas cidades foram selecionadas porque já trabalham com a filosofia do policiamento comunitário. As disciplinas ministradas durante o curso são: Direto Humanos; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais.
As pessoas interessadas em participar dos cursos de capacitação em Polícia Comunitária podem fazer a inscrição na Coordenadoria de Polícia Comunitária, na Sejusp, localizada no Parque dos Poderes. Mais informações no telefone 3318-6856/6800.
Cultura
Durante o evento, o público doou mais de 60 peças de roupas e 65 quilos de alimentos não perecíveis
Resgate de vítimas
O homem tem hérnia escrotal, o que o deixou com dificuldades para andar.
Voltar ao topo