O turismo e o artesanato de Aquidauana, são os principais arranjos produtivos escolhidos pelo Governo Federal para a instalação de uma unidade de escola técnica no municÃpio. Mato Grosso do Sul, deve receber ao todo cinco novas escolas técnicas até 2010.
Como prevê o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além de Aquidauana, as unidades serão implantadas também nas cidades-pólo, Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã. O estado tem hoje duas instituições tecnológicas.
As novas escolas funcionarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso do Sul (Cefet-MS). Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região: artesanato e turismo (Aquidauana); metal-mecânica e turismo (Corumbá); turismo (Coxim); turismo (Três Lagoas); e piscicultura (Ponta Porã).
A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação, e firmado ontem (29) pelo governo do Estado, através do governador André Puccinelli, com a adesão ao termo Compromisso Todos pela Educação.
Para a implantação do PDE no Mato Grosso do Sul e garantir a participação do estado e dos seus 78 municÃpios, o ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve ontem em Campo Grande.