24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Geral

Aquidauanense Essi Rafael é orgulho para cinema do Estado

9 FEV 2009 - 17h12min
redação: Lise Jones/foto: Foto Érik e Elis Regina

Ganhando cada vez mais destaque no cenário do cinema do estado e até do país, o jovem aquidauanense Essi Rafael Leal, 20 anos, filho dos médicos Essi e Eliane, surpreendeu mais uma vez na última semana ao ganhar um dos prêmios mais cobiçados durante o 6º Festival de Cinema de Campo Grande, realizado na capital.

Drogaria Aquidauana - Aniversário de 8 anos - Bonificação_02

Autor de vários curta-metragens nos últimos anos, o estudante de cinema da Universidade de São Carlos é um estreante no Festival e já se tornou um orgulho para a classe de Mato Grosso do Sul. Após a apresentação de seu curta-metragem "O conto de solidão", Essi Rafael levou o prêmio na categoria através de Júri Popular e recebeu o prêmio de R$ 5 mil.


O destaque já era para ele no Festival antes mesmo de ter recebido o prêmio. Na abertura do Programa 2 da Mostra Competitiva de Curtas, após a apresentação dos cinco filmes do programa - que ainda inclui "Hiato", de Vladimir Seixas, "No Tempo de Miltinho", de André Weller, "Calango Lengo Morte e Vida sem Ver Água", de Fernando Miller, e "Menino-Aranha", de Marina Lacerda -, Rafael encantou uma sala de exibição lotada e sensibilizada com seu conto transformado em curta.


"Um Conto de Solidão" trata, como sugere o título, de solidão, mas também de beleza, rotina e tédio. Para Rafael, trata de um filme sobre ele próprio. "Aquidauana tem tão pouco pra fazer que às vezes bate um tédio e foi isso que eu quis mostrar também", diz.


Além de ambientado em Aquidauana, a ficção ainda leva à tela atores locais e até a ex-professora primária de Rafael, Regina Pereira, para narrar a história. Dentre os atores também marcam presença a protagonista, enfermeira Laura da Siva, Celso Santana e os estudantes Guilherme Morais, Iury Feitosa, Dainer Gabriel e Gabriel Baes, todos residentes em Aquidauana.


As produções do jovem diretor, das quais se destacam "O homem, o tempo e a bunda", "Vida Ordinária" e "Primeiro Dia de Trabalho", são sempre permeadas pelo "faça você mesmo": no elenco vão amigos, conhecidos, familiares como os que participaram do curta ganhador.


Os filmes anteriores não puderam ser apresentados em festivais como o de Campo Grande pela falta de autorização dos autores das músicas utilizadas na produção e por isso não tiveram repercussão. Já para fazer "Um conto de solidão", o autor precisou ir atrás dos autores que autorizaram a veiculação.


Sobre os sonhos para Aquidauana, Rafael já vislumbra a criação de uma Casa de Cinema de Aquidauana, à qual ele atribui a apresentação de todos as suas produções. No debate, o jovem diretor relatou ainda que a participação no Festival de Cinema de Campo Grande era um grande sonho, desde que começou a fazer cinema.



Durante a apresentação, Essi contou com o apoio de familiares e amigos: "saíram de Aquidauana quatro carros para prestigiarem comigo este momento especial" afirmou. Para recompensá-los, dedicou o prêmio que ganhou a eles.


Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do aquidauanense Essi Rafael pode acessar suas produções em www.youtube.com/essirafael.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Escola de Formação Profissional

PREPARA - Cursos Profissionalizantes

Rua Estevão Alves Corrêa, 1056 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-9300 www.preparacursos.com.br
Médicos

Ângela Maria L. Spada - Pediatra

Rua Manoel A. da Costa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo