21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Assomasul discute com Governo reajuste do transporte escolar

2 FEV 2021 - 20h10min
Assessoria
Diante do início iminente do ano letivo, a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e o Governo do Estado se reuniram na manhã terça-feira (2) para tratar de assuntos relacionados à érea educacional.
 
O início do ano letivo com aulas presenciais nas escolas do Estado está previsto para o dia 1º de março dentro do protocolo de biossegurança por causa da pandemia do novo coronavírus.
 
Na prática, a ideia da Assomasul é que a SED (Secretaria de Estado de Educação) reajuste a ‘per capita’ do transporte escolar, aumentando os valores do repasse do convênio que permite as prefeituras transportarem os alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) e da REME (Rede Municipal de Ensino) durante o ano letivo.  
 
O tema foi discutido entre o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.
 
Também participaram da reunião o secretário Adjunto da Educação, Édio Antônio Resende de Castro, o prefeito de Alcipólis e 2º Secretário da Assomasul, Dalmy Crisóstomo, e o advogado Guilherme Azambuja Falcão Novaes, assessor jurídico da entidade.
 
No ofício entregue à titular da pasta, Valdir Júnior enumera uma série de fatores, entre os quais, que o repasse atual não corresponde a realidade do valor custeado pelos municípios, “tendo em vista que a importância era calculada por alunos (per capita) e não pelo quilometro rodado.
 
Além do aumento do orçamento do Estado para 2021, o documento também assinala que “todas as despesas referentes ao transporte escolar arcados pelos municípios geram o déficit e os gestores ainda se responsabilizam por áreas de competência da União e do Estado, como as terras indígenas e assentamentos rurais.
 
De acordo com informações da Secretaria de Educação, o Governo do Estado repassou às prefeituras R$ 354.160,66 como parte do convênio que prevê o transporte de 47.298 alunos das escolas estaduais e 155 mil das municipais, conforme a Resolução/SED número 3.553, de janeiro de 2019.
 
Na reunião, os prefeitos colocaram as dificuldades financeiras dos municípios diante da crise atual, sobretudo, para honrar os custos com a manutenção dos veículos das prefeituras que diariamente transportam os alunos.
 
A secretária de Educação ficou de analisar a reivindicação da Assomasul.  
 
PAUTA 
 
Outros temas foram tratados no encontro, como seguir o calendário do governo no retorno do ano letivo, o que deverá ser discutido em assembleia-geral de prefeitos após o período de carnaval.
O cumprimento do calendário do Estado pelos municípios está sendo discutido e alinhado com a Undime/MS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul).

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Relojeiro Wilson do Mercadão morre por complicações da covid-19 em Aquidauana

2
Aquidauana

Covid-19: letalidade em Aquidauana e Anastácio é maior que média estadual

3
Geral

Mega-Sena: um apostador ganha o prêmio de R$ 7 milhões

4
Policial

Motorista perde controle da direção e carro capota na BR-060

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada dos Monteiros

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 3324-8237/ www.pousadadosmonteiros.com.br
Advocacia

Heber Seba Queiroz

Rua Marechal Mallet, 398 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9999 / Cel
Telefones Úteis

Corpo de Bombeiros - 7º SGB

Leônidas de Mattos, 464 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2900/193
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo